Política
Renan Calheiros descarta aliança com Arthur Lira
Senador do MDB garante que não dividirá palanque eleitoral com deputado federal, que tem ganho campo na disputa pelo Senado
O senador Renan Calheiros (MDB) afirmou que está descartada qualquer aliança com o deputado federal Arthur Lira (PP). Em vídeo publicado pela página Portal de Notícias do Alto e médio Sertão de Ítalo Timóteo, na última semana, durante uma agenda no município de Pariconha, Renan refutou a possibilidade de um acordo para os prefeitos apoiarem os dois em um mesmo espaço da campanha.
Apesar dos movimentos de conciliação do presidente Lula (PT) nos últimos tempos, levantando dúvidas sobre uma possível aliança que reúna no mesmo palanque eleitoral os dois alagoanos de maior notoriedade da política nacional dos tempos atuais, Calheiros deixa claro que eles estão em lados opostos. “Com o Arthur Lira eu não vou fazer aliança nem no sertão, nem em lugar nenhum do Estado de Alagoas. O Arthur Lira pertence a um bloco político e eu pertenço a um outro bloco político”, afirmou.
Ele fez questão de fazer críticas diretas ao ex-presidente da Câmara. “Eu só faço alianças com quem defende Alagoas. O Arthur Lira, se você recordar nos últimos anos, ele ficou contra todos os interesses do nosso Estado. Foi presidente da Câmara e no momento que tinha mais poder não ajudou Alagoas. Perseguiu o Estado, por isso é que ele não vai ter a satisfação de subir no mesmo palanque que eu”.
Renan aproveitou para medir forças com Lira contabilizando o tamanho do partido que preside. “Alagoas é o estado onde o MDB é mais estruturado no país. Tem o governador do estado, tem dois dos três senadores, dois deputados federais, oitenta prefeitos filiados ao MDB. Se há um estado onde o MDB tem uma chance de eleger os dois senadores, é Alagoas. E nós vamos trabalhar juntos, verdadeiramente juntos, para que a gente possa eleger os dois senadores de Alagoas”.
De forma provocativa, ele defendeu a reeleição de Lira para a Câmara. “Está muito cedo para o Arthur Lira sair da Câmara dos Deputados. Ele tem que ficar um pouco mais na Câmara dos Deputados”.
Coincidência ou não, Renan foi uma ausência marcante durante a rápida passagem de Lula por Alagoas recentemente. Talvez por saber que Lira estaria no palanque ele teve outro compromisso e mandou dizer que está ao lado de Lula nas eleições de 2026.
Mais lidas
-
1Apex-Brasil
Missão na Índia amplia oportunidades comerciais para a Região Nordeste
-
2Do streaming para a TV
SBT estreia 'Impuros', série brasileira indicada ao Emmy Internacional; veja trailer
-
3De olho!
Resumão BBB 26: Ana Paula afronta Jonas, Milena surta e Babu Santana vira-folha de vez
-
4proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal
-
5Litoral Norte
Criança de 4 anos morre afogada em piscina de residência em Tabuba



