Política

Assembleia Legislativa reconhece Procissão do Alto do Cruzeiro como Patrimônio Cultural de Alagoas

Por Tribuna Hoje com ascom ALE 12/11/2025 13h30
Assembleia Legislativa reconhece Procissão do Alto do Cruzeiro como Patrimônio Cultural de Alagoas
Procissão do Alto do Cruzeiro, realizada em Murici, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto de lei ordinária nº 1238/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que oficializa a Procissão do Alto do Cruzeiro, realizada em Murici, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.

Com mais de 140 anos de tradição, a procissão é considerada uma das manifestações religiosas mais antigas e significativas de Alagoas. O evento acontece anualmente na Zona da Mata e reúne milhares de fiéis de todas as idades em um percurso de fé e devoção.

Segundo o deputado Delegado Leonam, a celebração também tem potencial turístico, atraindo visitantes de outros municípios e estados. “A Procissão do Alto do Cruzeiro é uma expressão de fé e união. Além de reforçar os vínculos comunitários, ela coloca Murici no mapa do turismo religioso e garante que essa tradição centenária seja preservada para as futuras gerações”, destacou.

O projeto foi aprovado em segundo turno e segue para análise do Poder Executivo, que poderá sancioná-lo, transformando-o em lei oficial.