Política

Deputado Paulão afirma estar tranquilo com julgamento no TRE/AL e diz confiar na Justiça

Tribunal retoma nesta segunda-feira (10) o julgamento de ação que pode resultar na cassação do mandato do deputado federal; parlamentar nega qualquer irregularidade

Por Tribuna Hoje com É assim 10/11/2025 11h47 - Atualizado em 10/11/2025 18h03
Deputado Paulão afirma estar tranquilo com julgamento no TRE/AL e diz confiar na Justiça
Paulão - Foto: Assessoria

O deputado federal Paulão (PT-AL) declarou, na manhã desta segunda-feira (10 de novembro), que acompanhará de forma tranquila a sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que volta a julgar uma ação que pode levar à cassação do seu mandato parlamentar — embora ele não seja réu no processo.

“Eu vou tranquilamente ao TRE porque confio na Justiça e por não ter cometido crime algum. Fui eleito com 66 mil votos dos alagoanos e há quem esteja contrariado com isso e, de forma transversa, tenta cassar meu mandato. Eu confio no bom direito e na Justiça do meu Estado”, afirmou o deputado.

Entenda o caso


O TRE/AL marcou para as 14h desta segunda-feira (10) a retomada do julgamento do processo que pode impactar o mandato de Paulão. A ação, movida pelo Partido Republicanos (PR) — presidido pelo deputado estadual Antônio Albuquerque (AA) —, é direcionada contra o suplente de deputado João Catunda (PP) e busca anular os votos obtidos por ele nas eleições de 2022.

Caso a Justiça Eleitoral acate o pedido e anule os votos de Catunda, o tribunal deverá realizar uma nova recontagem, o que poderia beneficiar o candidato Nivaldo Albuquerque (PR), filho de Antônio Albuquerque, que ficou de fora da Câmara Federal.

João Catunda, do Progressistas (PP) — partido comandado pelo deputado federal Arthur Lira —, foi o segundo suplente da coligação e obteve mais de 24 mil votos.

Na última sessão, o pleno do TRE/AL aceitou o pedido do advogado Luciano Guimarães para incluir Paulão como “assistente passivo” no processo. Antes disso, a ação tramitava em segredo de justiça, o que impediu o parlamentar do PT de ter conhecimento de que seu mandato estava sendo questionado.

O pleno do TRE/AL se reúne novamente na tarde desta segunda-feira para dar continuidade ao julgamento que pode definir o futuro político do deputado federal Paulão (PT-AL).