Política
Alagoas firma compromisso global pela neutralidade climática
Foi assinado o Memorando de Entendimento da Coalizão Under2, reforçando o protagonismo de Alagoas na agenda climática internacional
                                    No primeiro dia da Pré-COP30, realizada nesta segunda-feira (3) no Rio de Janeiro, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Judson Cabral, assinou em nome do governador Paulo Dantas o Memorando de Entendimento da Coalizão Under2, rede global que reúne governos subnacionais comprometidos em reduzir emissões e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
O ato contou com a presença de Nehmat Kaur, diretora da Coalizão Under2 e Governos Subnacionais, que lidera a estratégia da rede em 35 países. A assinatura marca a adesão formal de Alagoas à iniciativa, reforçando o compromisso do Estado com o Acordo de Paris e com políticas públicas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
A Coalizão Under2, liderada pelo The Climate Group, é hoje uma das principais plataformas internacionais de cooperação entre governos estaduais e regionais para o enfrentamento da crise climática. Ao ingressar na rede, Alagoas se compromete a reduzir emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 45% até 2030, em relação aos níveis de 2010, e a alcançar emissões líquidas zero até 2050.
O Memorando de Entendimento (Under2 MOU) estabelece metas e diretrizes em áreas como energia limpa, transporte sustentável, uso da terra, indústria, ciência e tecnologia, e prevê o compartilhamento de informações e boas práticas entre os governos signatários.
Para Judson Cabral, a assinatura representa um avanço importante na consolidação de uma política ambiental robusta e alinhada às metas globais de sustentabilidade.
“O governador Paulo Dantas está comprometido com a transição ecológica e com a construção de um futuro mais resiliente e justo. Esse passo reafirma o papel do nosso Estado na agenda climática nacional e internacional”, destacou o secretário Judson.
A participação de Alagoas na Pré-COP30 reforça a presença do Estado nos espaços de decisão global sobre clima, ampliando a cooperação com outros governos e fortalecendo o compromisso com uma economia verde e inclusiva.
Mais lidas
- 
            
                1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
 - 
            
                2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
 - 
            
                3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
 - 
            
                4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
 - 
            
                5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil
 
                



