Política

Câmara aprova projeto que facilita aquisição de fardamento por guardas municipais

Alteração da lei de auxílio fardamento foi votada por vereadores na véspera do Dia Nacional da Guarda Municipal

Por Dicom CMM 10/10/2025 01h56
Câmara aprova projeto que facilita aquisição de fardamento por guardas municipais
Plenário da Câmara de Maceió - Foto: Pedro Sant / Dicom CMM

A Câmara Municipal de Maceió aprovou em segunda discussão, nesta quinta-feira (9), um projeto de lei de autoria do vereador Chico Filho que facilita a aquisição do fardamento para os guardas municipais de Maceió. O projeto altera dois parágrafos do artigo sexto da lei 6.877 de 2019 e, agora, segue para sanção do prefeito JHC.

A aprovação ocorre às vésperas do Dia Nacional da Guarda Municipal, comemorado em 10 de outubro, e atende a uma reivindicação da categoria para desburocratizar a renovação do fardamento. “Que bom que esse projeto está sendo votado no dia de hoje. Ele foi desenhado em conjunto com a Secretaria de Segurança e com órgãos de controle da Prefeitura e, com isso, os guardas terão mais facilidade de ter o fardamento apropriado e sempre renovado no tempo adequado”, defendeu Chico Filho.

A data foi lembrada pelo vereador Allan Pierre, durante a sessão, que reforçou o apoio da Câmara às demandas desses profissionais. “Temos exímios guardas, que têm procurado se qualificar em segurança pública, em cursos de aperfeiçoamento. E quero contribuir para que, através do diálogo com o Executivo, a gente possa concretizar o tão sonhado plano de cargos e carreira e o tão sonhado concurso da guarda”, afirmou.

O vereador delegado Thiago Prado também se colocou favorável às pautas dos guardas municipais e destacou que esses profissionais passaram a compor a Segurança Pública no Brasil, e Maceió caminha para implantar a integração.

“Temos acompanhado o crescimento e operacionalidade de muitas guardas surtindo efeito muito positivo para a segurança municipal e, aqui em Maceió, caminhamos para isso. Temos profissionais cada vez mais capacitados, e já com porte de arma, algo crucial para defender a si próprio e à população”, pontuou.

Kelmann Vieira, que também é delegado de polícia, reforçou a necessidade de a Guarda compor a Segurança Pública nos municípios, diante do aumento dos índices de violência. “Até pouco tempo, muitos municípios deixavam de debater a questão de segurança pública, porque diziam que não era dever do município. Mas hoje, diante de tantos problemas, em todo o Brasil, se discute cada vez mais essa integração. Então isso é um reconhecimento de que a Guarda toma outra amplitude”, completou.