Política

Leonam denuncia despejo irregular de substância Petcoke no mar de Maceió

parlamentar ressaltou que vai acionar os órgãos competentes para abrir uma investigação do caso

Por Tribuna Hoje 01/08/2025 13h47
Leonam denuncia despejo irregular de substância Petcoke no mar de Maceió
Substância tóxica estaria sendo jogada no mar por empresa de forma irregular - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (1), o deputado estadual Leonam (União Brasil), presidente da Comissão do Meio Ambiente e Proteção Animal da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), usou as redes sociais e publicou imagens denunciando um suposto despejo irregular da substância Petcoke no mar de Maceió.

Conforme o deputado, a denúncia aponta que uma empresa estaria lançando o material de forma ilícita no Litoral de Maceió. “É uma denúncia grave, pois essa substância, quando despejada de forma irregular, é altamente prejudicial ao ecossistema e, em especial, à saúde humana, já que é considerada altamente cancerígena”, ressaltou o parlamentar.

O material, Petcoke – coque de petróleo, é um subproduto da refinação do petróleo bruto, que embora seja utilizado como combustível industrial, o manuseio e descarte inadequados podem causar impactos ambientais e à saúde pública, por conta da presença de metais pesados e partículas tóxicas.

Por isso, o parlamentar afirmou que vai convocar uma audiência pública, além de acionar a Polícia Federal e a Delegacia de Crimes Ambientais, para que seja aberta uma investigação. Leonam ressaltou que a situação se confirmada é grave.

“Não vamos permitir que o meio ambiente e a população de Maceió sejam colocados em risco. Exigiremos uma apuração rigorosa”, publicou o presidente da Comissão do meio ambiente e Proteção animal da ALE.