Política

IFAL Maceió sedia tributo à democracia e aos 36 anos da Constituição de 1988

Por Tribuna Hoje 01/08/2025 12h05 - Atualizado em 01/08/2025 21h02
IFAL Maceió sedia tributo à democracia e aos 36 anos da Constituição de 1988
Evento reuniu parlamentares constituintes, autoridades e sociedade civil em defesa da democracia e da Constituição Cidadã - Foto: Sandro Lima


O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, foi palco, nesta sexta-feira (1º), de um dos maiores atos em defesa da democracia no país. O evento celebrou os 36 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988 e prestou tributo aos parlamentares constituintes que ajudaram a construí-la.

A solenidade reuniu 11 partidos de vertente democrática, além de movimentos sociais, universidades, entidades civis e lideranças políticas. Entre os destaques estiveram o vice-governador Ronaldo Lessa, anfitrião da cerimônia, e os constituintes José Thomaz Nonô, José Costa, Teotônio Vilela Filho e Renan Calheiros.

Durante a programação, foi entregue a Ordem do Mérito Constituinte de 1988 a parlamentares vivos e, simbolicamente, aos familiares dos já falecidos. A mesa de honra reforçou a importância da memória democrática, especialmente diante das ameaças recentes às instituições.

Em sua fala, Ronaldo Lessa destacou que o evento é um alerta às novas gerações:

Foto: Sandro Lima

“A democracia foi conquistada com muito sacrifício. A ditadura é um horror que não pode ser relativizado. Temos o dever de manter vivo o legado da liberdade e da participação popular.”

Já Thomaz Nonô e José Costa ressaltaram a importância da Constituinte como marco da redemocratização do Brasil e lembraram momentos históricos que pavimentaram esse processo, como a campanha das Diretas Já.

Foto: Sandro Lima

O evento reforçou o compromisso coletivo com a Constituição de 1988 como pilar da democracia brasileira, num momento em que a defesa de direitos, instituições e da liberdade exige vigilância constante.

Advogado José Costa I Foto: Sandro Lima

VEJA O VÍDEO: