Política

Alagoas tem 69 cartórios extrajudiciais aptos para concurso público

Relação de vagas foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta (31); lista será atualizada de forma permanente

Por Tribuna com assessoria 31/07/2025 11h11 - Atualizado em 31/07/2025 11h40
Alagoas tem 69 cartórios extrajudiciais aptos para concurso público
Conforme o desembargador Celyrio Adamastor, a medida visa aprimorar a qualidade e continuidade dos serviços prestados à população - Foto: Adeildo Lobo / Dicom TJ/AL

O estado de Alagoas tem 69 cartórios extrajudiciais vagos por não possuírem delegatários titulares. A lista dos cartórios foi publicada nesta quinta-feira (31) pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, no Diário da Justiça Eletrônico. 

Conforme a Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Alagoas (CGJ/AL), a publicação da relação de unidades vagas atende às determinações da Resolução CNJ n.º 80, de 9 de junho de 2009, possibilitando que elas sejam futuramente disponibilizadas em novo concurso público, de acordo com os critérios de provimento ou remoção.

Transparência


O orregedor-geral da Justiça destaca que o objetivo da divulgação é assegurar a transparência e a regularidade na delegação dos serviços notariais e registrais e garantir que apenas profissionais devidamente aprovados em concurso público assumam a titularidade das serventias, conforme estabelecido pela Constituição Federal.

"A medida visa aprimorar a qualidade e continuidade dos serviços prestados à população, com eficiência e responsabilidade, em conformidade com a legislação", diz o desembargador Celyrio Adamastor.

Motivos de vacância


A vacância de uma serventia extrajudicial pode ocorrer por falecimento, aposentadoria ou invalidez do titular, além de renúncia à delegação, remoção para outra unidade ou perda da titularidade. Nessas situações, a unidade fica sob a gestão de um responsável interino, designado pela Corregedoria Geral da Justiça, até que sobrevenha o seu provimento por candidato aprovado em certame público.

A lista completa, que será atualizada de forma permanente, pode ser consultada aqui.