Política

Kelmann é o novo líder do prefeito JHC

Vereador do MDB já esteve na oposição à gestão JHC no ano passado, mas agora vai se dedicar às demandas do Município no Legislativo

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 10/07/2025 07h51
Kelmann é o novo líder do prefeito JHC
Vereador Kelmann Vieira e o prefeito JHC confirmaram que a liderança na Câmara tem um novo nome - Foto: Divulgação

De vereador de oposição no ano passado à liderança do prefeito JHC na Câmara de Maceió este ano. Kelmann Vieira (MDB), foi oficializado ontem (9), para o cargo que estava vago desde 2024. O parlamentar tem como principal objetivo reforçar a articulação entre o Poder Executivo e o Legislativo, promovendo o diálogo institucional e contribuindo para a tramitação de projetos de interesse da cidade.

Ao comentar a escolha, Kelmann agradeceu a confiança do prefeito e ressaltou o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública.

“Agradeço ao nosso prefeito JHC pela confiança depositada em mim ao me indicar para ser seu líder na Câmara, e fazer a interlocução entre o Executivo e o Legislativo, sempre escutando os amigos vereadores e ajudando o prefeito a continuar administrando com transparência, eficiência e dedicação”, declarou.
Com longa trajetória na Câmara de Maceió, Kelmann Vieira já ocupou funções relevantes na Mesa Diretora, incluindo a presidência do Legislativo municipal entre os anos de 2015 e 2020. Sua atuação é reconhecida em áreas como segurança pública, saúde, esporte e cultura, o que, segundo aliados, o credencia para exercer com equilíbrio a nova função.

O presidente da Câmara, vereador Chico Filho, destacou a escolha como estratégica. “Experiência, boas ideias, compromisso e um excelente diálogo com os vereadores e secretários. Essas são algumas das muitas qualidades do vereador Kelmann Vieira. Uma excelente escolha do prefeito JHC e que vai contribuir muito no dia a dia da Câmara de Maceió”, afirmou.

Ao assumir a liderança da bancada governista, Kelmann se comprometeu a manter uma postura de diálogo com os parlamentares e a trabalhar de forma colaborativa na construção de políticas públicas que beneficiem a capital. “Aos amigos vereadores, todo o meu respeito, apoio e gratidão. Podem sempre contar com minha dedicação para realizar um bom trabalho como líder da bancada”, concluiu o novo líder.

COMO FICA

Durante as sessões na Câmara de Maceió, os vereadores de oposição - hoje Rui Palmeira (PSD) e Teca Nelma (PT) -, sempre reclamam de que a gestão JHC não tem um líder para dialogar com o parlamento. JHC já teve como líderes o vereador Sidelane Mendonça (afastado por decisão da justiça Eleitoral) e Chico Filho (PL), que foi eleito este ano presidente da Casa.

Ainda sobre a liderança, dois nomes estavam sendo cogitados na gestão JHC para figurar como líder no parlamento: Samyr Malta (Podemos) e Marcelo Palmeira (PL), mas as conversas não avançaram.

ENTENDA

O líder de governo é o parlamentar que representa os interesses da Prefeitura no âmbito do Legislativo. A liderança de governo é indicada pelo prefeito, mediante ofício ao presidente da Câmara, e o vereador escolhido pode indicar até dois vice-líderes. O líder de governo tem o direito a voz, mas não a voto no Colégio de Líderes; e, assim como o prefeito, pode requerer a retirada ou suspensão da tramitação de proposição de autoria do Executivo.

PEÇA IMPORTANTE

Kelman Vieira será fundamental na Câmara para tentar pacificar a situação no parlamento, que até agora não entrou em recesso devido a não aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), bem como ao empréstimo de R$ 1,2 bilhão pedido pelo prefeito para obras em Maceió.

A Câmara Municipal vai analisar com mais detalhes a solicitação da Prefeitura de Maceió para contratação de crédito no valor de R$ 1,2 bilhão que será destinado ao “Programa Avança Maceió”. O pedido de empréstimo tramita em regime de urgência desde a semana passada, quando o Município publicou em Diário Oficial e encaminhou projeto para avaliação do Legislativo.

As comissões de Orçamento e CCJ vão se debruçar sobre o projeto e quando os pareceres estiverem publicados em Diário Oficial, será marcada uma nova sessão extraordinária para deliberar sobre o assunto. Como o pedido tramita em regime de urgência, os prazos são diferentes, e o parlamento continua em sessão permanente.