Política

Câmara debate casos de abuso sexual infantil na semana em que lei completa 25 anos

Vereadores defendem papel do Legislativo no fortalecimento da rede de combate e prevenção desse tipo de crime

Por Dicom CMM 16/05/2025 01h25
Câmara debate casos de abuso sexual infantil na semana em que lei completa 25 anos
Aumento do número de casos de abuso sexual infantil foi debatido na sessão desta quinta-feira (15) - Foto: Pedro Sant / Dicom CMM

O aumento do número de casos de abuso sexual infantil foi debatido na sessão desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Maceió. A lei federal 9.970, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 25 anos no próximo domingo, dia 18.

O vereador Allan Pierre lembrou que, apesar dos esforços do poder público para prevenir e punir esses casos, eles são cada vez mais recorrentes. Para enfrentar o problema, ele pediu a atenção dos parlamentares às políticas em defesa das crianças e jovens, e citou um projeto de lei de sua autoria para criar a Patrulha da Guarda Municipal, que foi protocolado na Casa.

“Esta Casa pode contribuir fortalecendo as políticas em defesa das crianças e adolescentes e a rede de proteção que luta diariamente para combater esse tipo de crime. Hoje protocolei o projeto para criar essa patrulha, especializada e capacitada, para dar suporte à rede de proteção, sobretudo aos conselheiros tutelares, que precisam ir a áreas de risco em toda a cidade”, defendeu.

O vereador Thiago Prado confirmou a gravidade da situação referente aos crimes contra a infância e destacou a necessidade de apoiar, mas também fiscalizar o trabalho dos conselhos tutelares. Ele ainda defendeu a castração química para autores de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Apoiaram a iniciativa do Projeto de Lei o vereador Cal Moreira e a vereadora Silvania Barbosa. “Conheço o trabalho belíssimo feito pelos conselhos tutelares, e as dificuldades que eles encontram em algumas regiões. Acredito que a Guarda fortalecendo esse trabalho vai ficar bem melhor”, declarou Moreira.