Política
Cibele Moura defende que universidades estaduais realizem vestibulares próprios
Para ela, provas como as do Enem não têm assuntos relativos à história de Alagoas

A deputada Cibele Moura (MDB) anunciou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, que pretende propor a realização de vestibulares específicos para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Ela informou que irá solicitar a realização de uma audiência pública para debater o tema. Defensora da regionalização da formação de profissionais alagoanos, a parlamentar destacou uma conquista recente no plenário da Casa: a aprovação de um bônus de 10% na nota para estudantes que desejam ingressar nas instituições de ensino superior estaduais.
"O aluno quando quer ingressar nessas faculdades, principalmente na Uncisal, tem que fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), submete a nota ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Sisu faz esse acréscimo de 10% em sua nota”, disse Cibele Moura, acrescentando que é necessário trazer ao plenário da Casa a discussão em torno da criação de um vestibular próprio para as instituições de ensino público superior de Alagoas. “Nós precisamos tratar com urgência de um vestibular próprio que atenda as questões locais e coloque como tema dessa prova assuntos concernentes à história de Alagoas”, observou. “Afinal, o dinheiro que paga a Uncisal e a Uneal é do tesouro estadual”, destacou a parlamentar, citando como exemplo a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), que já adotam a realização de vestibulares próprios.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa