Política
Vereadora Jackelline Barbosa cobra ampliação de programa para agilizar filas de espera no SUS em Arapiraca
Projeto Arapiraca Acolhe foi criado durante o período da vereadora como secretária de saúde e já funciona em unidades
A saúde pública de Arapiraca foi um dos grandes assuntos discutidos na noite desta terça-feira (25), durante a quarta sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Uma das principais indicações aprovadas na assembleia foi da vereadora Jackelline Barbosa, que solicitou ao prefeito Luciano Barbosa a agilização na implantação do Programa Arapiraca Acolhe em mais Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O programa foi implantado em 2024, quando a vereadora ainda ocupava o cargo de secretária municipal de saúde. Ele tem como finalidade ampliar o acesso ao SUS em tempo oportuno, além reduzir filas de espera para o atendimento e diminuir a frequência de absenteísmo.
Segundo Jackelline, o projeto foi criado com recursos próprios do município e já está em funcionamento. “Este é um programa que foi criado exclusivamente para Arapiraca levando em conta as dificuldades que nossos usuários enfrentavam com relação às filas de espera. O objetivo é acolher a população dentro de uma agenda avançada, trocando o modelo de agendamento padrão de consulta por uma fórmula que leva em consideração a classificação de risco e a necessidade do paciente naquele momento”, explica.
A solicitação da vereadora é para que o programa, que já demonstrou forte impacto positivo no fluxo de atendimento dos equipamentos em que está presente, seja ampliado para as demais unidades do município com mais agilidade. Ela também reforça a necessidade de implantar o projeto de modo padronizado, na forma como ele foi concebido, para facilitar a adaptação das equipes da Atenção Primária ao novo modelo.
É importante ressaltar que esta não foi a única indicação da vereadora aprovada durante a sessão. Além de reivindicar a agilização da implantação do Arapiraca Acolhe, a enfermeira também solicitou, em parceria com o vereador Pablo Fênix, a pavimentação com paralelepípedo das ruas Ambrósio de Lima, João Aureliano e Miguel Pedro de Lima.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
4Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




