Política

Autoridades se despedem de Luiz Dantas

Pai do governador Paulo Dantas, ex-deputado foi velado e sepultado no Parque das Flores; políticos, familiares e amigos ressaltaram legado do político

Por Emanuelle Vanderlei - Tribuna Independente 07/03/2025 08h23
Autoridades se despedem de Luiz Dantas
Governador Paulo Dantas se despediu do pai, Luiz Dantas, e agradeceu a todos pelos sentimentos - Foto: Edilson Omena

Para prestar as últimas homenagens ao ex-deputado Luiz Dantas, autoridades políticas de Alagoas compareceram em peso ao Parque das Flores na tarde de ontem (6). Pai do governador Paulo Dantas (MDB), Luiz tem reconhecida trajetória como empresário e político, e cumpriu quatro mandatos na Câmara Federal e dois na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), além de passagem pela Secretaria de Estado da Fazenda.

O falecimento, em decorrência de complicações no tratamento de um câncer de faringe, aconteceu ontem, em São Paulo. Nascido na cidade de Batalha, sertão alagoano, deixa esposa e cinco filhos.

O velório reuniu a família, bastante comovida e reservada, e um grande número de políticos de todo o Estado. Muitos prefeitos, deputados estaduais e federais, vice-governador, secretários de Estado, empresários e o ex-governador Teotônio Vilela foram prestar as condolências. Entre as inúmeras coroas de flores, enviadas por amigos, família, e autoridades, Luiz recebeu homenagem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Ao chegar ao velório, Paulo Dantas agradeceu as condolências devido à perda de seu pai.

O deputado José Wanderley (MDB) se emocionou ao falar sobre o colega. “Olha, o Luiz representou muito para Alagoas, como empresário, como homem público, deputado estadual, deputado federal, presidente da Assembleia Legislativa, secretário de Estado duas vezes, mas tem um outro vazio que ele vai deixar, que é a pessoa humana que ele era com os amigos. Uma pessoa calma, educada, que argumentava sem levantar a voz e eu, pessoalmente, me sinto muito triste, porque tenho exatamente a idade do Luiz e pude conviver com ele. Vai deixar esse legado aqui para nós, podia ficar mais um pouco ele, mas a vida é quem manda na gente, a gente não manda na vida”.

Ainda sobre os colegas de ALE, Antonio Albuquerque (Republicanos) diz que começou sua carreira política com ajuda de Dantas. “Luiz Dantas foi um dos homens públicos para quem a gente pode render homenagens. Sério, honrado, fiel nos seus compromissos, extremamente cumpridor da palavra. O Luiz, além de um grande homem público, ele tinha um estilo e um espírito muito empreendedor. Era apaixonado pelo sertão, de onde ele é natural. O Luiz foi o grande responsável pelo meu ingresso na vida pública de Alagoas”.

No campo empresarial, o reconhecimento vem através do presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra. “Tem uma folha de serviço extensa prestada a Alagoas e está se despedindo, tristemente, porque foi de uma maneira que vinha sofrendo muito e eu acho que nesse momento, morrer nunca é descansar, mas a gente tem a hora que a gente disse que morrer, descansou, que ele vai se despedindo dessa vida parando de sofrer. Teve uma importância, foi secretário da Fazenda, e eu tive vários pedidos atendidos por ele na época que ele foi secretário, eu já era empresário, não era presidente da federação, mas empresário, e as vezes que eu procurei Luiz, sempre foi muito bem recebido".