Política
Autoridades prestaram a última homenagem a “Biu de Lira”
De Alagoas, diversos prefeitos, vereadores, deputados e lideranças locais estiveram presentes no último adeus a Benedito de Lira. Para o prefeito de Maceió, JHC (PL), o prefeito da Barra de São Miguel, que já foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal, e senador, tinha um DNA social.
“Então, é com esse sentimento de pesar e destacando a sensibilidade do DNA voltado para o social e de muito trabalho do senador Benedito de Lira, e do prefeito da Marta São Miguel, que nós nos despedimos nesse momento e viemos prestar também a nossa solidariedade a toda a família e a todos os seus apoiadores”, disse.
Também estiveram no cemitério Parque das Flores, a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira (PP), o ex-prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, e o vice de Benedito, Henrique Alves (PP), que vai assumir a Prefeitura Barra de São Miguel. Alguns deputados federais, como Fábio Costa (PP), Marx Beltrão (PP) e Rafael Brito (MDB) também marcaram presença. O presidente da Câmara de Municipal de Maceió, vereador Chico Filho (PL), também foi ao local prestar condolências.
Com longa passagem por Brasília, em três mandatos de deputado federal e um de senador, ele fez muitos amigos fora de Alagoas. O provável sucessor de Arthur Lira na presidência da Câmara Federal, Hugo Mota (Republicanos-PB), veio a Alagoas para isso. Rodrigo Maia (PSDB), ex-presidente da Câmara, trouxe sua admiração. Em nome da memória do pai Eduardo Campos, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), também compareceu.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Marcelo Victor (MDB), que até o último dia 15 de janeiro, estava na interinidade do Governo de Alagoas, também esteve presente. No dia do falecimento de Benedito de Lira, o parlamentar lamentou e o Poder Legislativo decretou luto oficial de três dias.
O governador Paulo Dantas (MDB), também demonstrou tristeza com a morte de Benedito de Lira. O chefe do Poder Executivo destacou que o prefeito da Barra de São Miguel sempre trabalhou pela população humilde.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também publicou nas redes sociais que Benedito de Lira deixou um legado de trabalho por Alagoas. O senador Renan Calheiros (MDB), não se manifestou, ao menos até o fechamento desta edição.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou na última terça-feira (14) a morte do ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, uma das figuras mais influentes da política alagoana. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a trajetória do político. “Com tristeza e pesar, soube da morte do ex-senador Benedito de Lira, em Alagoas”, começou o presidente. O petista classificou o prefeito como “uma voz sempre ativa e importante do povo alagoano”.
No ano passado, o presidente da Câmara, Arthur Lira foi entrevistado pelo jornalista Pedro Biau, da Rede Globo, e um dos questionamentos foi sobre a relação entre o parlamentar e o presidente da República. Lira foi a primeira autoridade a ligar para Lula quando ele venceu as eleições no segundo turno em 2022.
“Assim que liguei para o Lula para parabenizar pela vitória, o presidente perguntou pelo meu pai [Benedito de Lira]. ‘Como está o meu amigo Biu de Lira”, disse o deputado federal.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira