Política

Lula e Pacheco lamentam morte de Benedito de Lira, pai de Arthur Lira

Em postagem nas redes sociais, presidente da República afirmou que ligou para o presidente da Câmara

Por Tribuna Hoje com agências 14/01/2025 12h35 - Atualizado em 14/01/2025 13h52
Lula e Pacheco lamentam morte de Benedito de Lira, pai de Arthur Lira
Benedito de Lira morreu aos 82 anos - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta terça-feira (14) a morte do ex-senador e ex-prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira. Segundo o presidente, Benedito foi “uma voz sempre ativa e importante do povo alagoano”. Além disso, Lula telefonou para o presidente da Câmara dos Deputados e filho do ex-senador, Arthur Lira, para expressar condolências e solidariedade aos familiares, amigos e admiradores (veja declaração completa abaixo). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decretou luto oficial de três dias na Casa Parlamentar.

Benedito, conhecido como Biu, enfrentava complicações de saúde e não compareceu a sua própria cerimônia de posse no último dia 1º.

O velório do ex-senador Benedito de Lira terá início na tarde desta terça-feira (14), às 17h, no Cemitério Parque das Flores, em Maceió, na capela nº 4. O velório e o sepultamento serão abertos ao público.

Nesta quarta-feira (15), a missa exequial (de corpo presente) acontece às 9h, e o sepultamento às 10 horas, no mesmo cemitério.

Benedito passava por um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos. Ele morreu após uma parada cardíaca.

Durante a campanha para sua reeleição, Benedito demonstrou limitações físicas, caminhando com o auxílio de uma muleta.

Luto oficial

Nascido em Junqueiro, então distrito de Limoeira de Anadia, em 1º de maio de 1942, Benedito de Lira foi um dos principais líderes políticos de seu estado. Foi deputado estadual por três mandatos e deputado federal, igualmente por três mandatos, antes de ser eleito para o Senado Federal.

Pacheco relembrou, em nota enviada para a imprensa, expressou solidariedade aos demais familiares, aos amigos e ao povo alagoano pela perda.

Veja nota completa:

Nascido em Junqueiro, então distrito de Limoeira de Anadia, em 1º de maio de 1942, Benedito de Lira foi um dos principais líderes políticos de seu estado. Foi deputado estadual por três mandatos e deputado federal, igualmente por três mandatos, antes de ser eleito para o Senado Federal.

“Presto minhas condolências ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em razão da morte de seu pai, o prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, ocorrida nesta terça-feira. Decretei luto oficial no Senado Federal por três dias em razão do falecimento do ex-senador.

Benedito de Lira foi um dos principais líderes políticos de Alagoas, com uma trajetória marcada pelo compromisso público. Ele ocupou cargos de deputado estadual e federal, além de senador. Expresso minha solidariedade aos demais familiares, aos amigos e ao povo alagoano pela perda."

Nascido em Junqueiro, então distrito de Limoeira de Anadia, em 1º de maio de 1942, Benedito de Lira foi um dos principais líderes políticos de seu estado. Foi deputado estadual por três mandatos e deputado federal, igualmente por três mandatos, antes de ser eleito para o Senado Federal.

ACESSE AQUI O COMUNICADO DE LUTO OFICIAL

“Assim, em nome do Senado Federal, registramos nossos sentimentos aos familiares e amigos do senador Benedito de Lira e ao povo de Alagoas pelo seu falecimento, diz o comunicado oficial.

Políticos, governos, partidos e entidades lamentam morte de Biu de Lira

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), Álvaro Almeida, lamenta com pesar o falecimento do ex-senador, prefeito da Barra de São Miguel e produtor rural, Benedito de Lira, ocorrido na manhã desta terça-feira (14), e manifesta suas condolências à família.

“Além de sua trajetória como homem público que muito trabalhou pelo desenvolvimento de Alagoas, Benedito de Lira, nosso estimado Biu, era meu amigo pessoal, que foi meu colega de turma no curso de Direito”, afirma Álvaro Almeida.

Um dos líderes políticos mais atuantes do estado, Benedito de Lira foi senador, deputado federal, deputado estadual, vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel. “Em todos os cargos que ocupou, foi um importante parceiro do setor agropecuário”, completa o presidente da Faeal.

Neste momento de dor e despedida, o Sistema Faeal/Senar presta sua homenagem e reconhece o trabalho de Benedito de Lira em favor do povo alagoano, e presta condolências à família, em nome do seu filho, deputado federal Arthur Lira.

Sinturb

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) manifesta pesar pelo falecimento do prefeito da Barra de São Miguel e ex-senador por Alagoas, Benedito de Lira, pai do deputado federal Arthur Lira, nesta terça-feira (14).

Biu, como era conhecido, foi um grande defensor da mobilidade e do transporte público de qualidade durante seu mandato como senador, atuando em prol do setor.

Em nome de suas empresas associadas, Cidade de Maceió, Real Alagoas e São Francisco, o Sinturb deseja muita força e serenidade aos familiares nesse momento difícil.

Crea-AL

O Crea-AL manifesta seu imenso pesar pelo falecimento de Benedito de Lira, importante e histórica figura da política alagoana, que nos deixou na manhã desta terça-feira, 14 de janeiro, aos 82 anos.

Natural de Junqueiro e formado em Direito pela Ufal, Benedito dedicou sua vida ao serviço público sendo eleito vereador quatro vezes, deputado estadual por três mandatos e deputado federal também por três mandatos, até de ser eleito para o Senado Federal, e agora, prefeito reeleito da Barra de São Miguel.

Biu, como era carinhosamente conhecido, consolidou-se como um dos mais importantes líderes políticos de Alagoas, atuando ativamente com importantes ações no setor agropecuário, mobilidade e moradia, garantindo os investimentos de grande parcela das unidades habitacionais que foram entregues à população alagoana.

Seu velório será aberto ao público ainda na tarde desta terça, a partir das 17h, na capela nº 4 do Cemitério Parque das Flores, em Maceió.

Ciente da sua inestimável contribuição para o desenvolvimento do estado, o Crea-AL presta sua solidariedade e deseja força aos colegas, amigos e família neste momento tão difícil.