Política

Presidente Lula lamenta morte do advogado alagoano Marcello Lavenère

Ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil morreu aos 86 anos

Por Tribuna Hoje com Assessoria e Agência Brasil 12/01/2025 14h36 - Atualizado em 12/01/2025 18h56
Presidente Lula lamenta morte do advogado alagoano Marcello Lavenère
Nota de pesar do presidente da República - Foto: Divulgação / Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota de pesar e lamentou a morte do advogado alagoano Marcello Lavenère Machado, que faleceu aos 86 anos. Lula destacou o legado deixado pelo jurista na advocacia e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

"Se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura", ressaltou o presidente em sua nota.

Ele se tornou nacionalmente conhecido por ter, como presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assinado o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Confira os documentos do pedido de impeachment.

O advogado foi presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, entre 2003 e 2007, onde se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, em atuação pelos direitos dos perseguidos políticos.

Confira a nota de pesar na íntegra:

"Nos despedimos neste domingo do professor e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o alagoano Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos.

Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura.

Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Marcello Lavenère.

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República"