Política

MDB, PDT e PSB não comentam sobre vereadores apoiarem JHC

Prefeito de Maceió contabiliza apoio de 23 deles, contando com fechamentos de parlamentares tidos como oposição

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 07/01/2025 08h43 - Atualizado em 07/01/2025 10h17
MDB, PDT e PSB não comentam sobre vereadores apoiarem JHC
Prefeito JHC foi a campo para fechar apoio de vereadores e iniciar uma nova gestão em Maceió com apoio da maioria na Câmara de Vereadores - Foto: Edilson Omena

A base de apoio ao prefeito JHC (PL) na Câmara Municipal de Maceió tem ganhado novos integrantes, incluindo vereadores eleitos por partidos que, inicialmente, fizeram oposição à administração do gestor da capital alagoana. Entre eles estão Kelmann Vieira (MDB), Aldo Loureiro (PDT) e Thales Diniz (PSB), que agora estão fechados com JHC.

Ontem (6), a reportagem da Tribuna Independente tentou contato com os diretórios municipais dos partidos MDB, PDT e PSB, para saber se as legendas liberaram os parlamentares para que estejam aliados a JHC ou se os vereadores tomem posturas independentes ou de oposição, mas até o fechamento desta edição não houve êxito.

O PSB, no entanto, informou que “mantém um diálogo constante com os vereadores e demais representantes eleitos, trabalhando juntos para garantir que nossas ideias e princípios estejam sempre alinhados ao bem-estar da população”. No entanto, não fez qualquer menção a parlamentares terem fechado apoio à gestão JHC.

No atual cenário no Poder Legislativo, integram a oposição ou independentes os vereadores Rui Palmeira (PSD), Teca Nelma (PT), Milton Ronalsa (PSB) e Silvio Camelo Filho (PV). No entanto, a estratégia de JHC é contar com quase todos os parlamentares, evitando assim um maior desgaste nas críticas e fiscalizações que podem chegar dos parlamentares.

Vale lembrar que no ano passado, quando o MDB em Maceió estava sendo presidido pelo deputado federal Rafael Brito, que foi candidato à prefeitura, foi determinada uma norma que os parlamentares que estavam na legenda integrassem a oposição ou deixassem a sigla. Ainda não há sinalização de que ocorra essa mesma conduta no MDB, que em Alagoas é presidido pelo senador Renan Calheiros.

Na semana passada, o vereador Kelmann Vieira, eleito pelo MDB, afirmou à Tribuna Independente que sua decisão de integrar a base do prefeito está alinhada com a busca por benefícios concretos para a população. “Pela legislação eleitoral, não poderei sair do MDB agora! Mas, como me posicionei, serei base e estarei ao lado de JHC trabalhando por Maceió. Minha decisão de vir para a base do JHC passa pelo entendimento de que é junto da Prefeitura que conseguirei colocar para adiante os anseios da população, sobretudo aqueles que confiaram o voto em mim. A Prefeitura tem feito bastante e, juntos, seguiremos trabalhando ainda mais por uma Maceió melhor”, declarou o vereador, que foi reeleito, e no ano passado fez duras críticas à gestão JHC.

A reportagem buscou contato com os vereadores Aldo Loureiro (PDT) e Thales Diniz (PSB). Durante a campanha, ambos foram eleitos por legendas que, naquele momento, estavam na oposição ao governo municipal. Thales Diniz já havia informado anteriormente que avaliava sua posição na Câmara, considerando se integraria a base governista ou se permaneceria na oposição. Até o fechamento desta edição, nenhum dos dois havia retornado para comentar sobre suas decisões ou os motivos que levaram à aproximação com a gestão de JHC.

A migração de vereadores para a base do prefeito JHC ocorre em um momento em que a prefeitura busca consolidar sua articulação política e avançar com projetos no Legislativo. Essa aproximação pode influenciar diretamente no alinhamento da Câmara com a agenda do Executivo, possibilitando maior agilidade na aprovação de pautas de interesse da gestão.

Entretanto, a adesão de parlamentares eleitos por partidos inicialmente opositores também levanta questões sobre os critérios e objetivos que motivaram a mudança de posicionamento, especialmente diante do contexto político em que foram eleitos.

BASE

O prefeito JHC detém hoje o apoio de 23 vereadores. São eles: Chico Filho (PL), presidente da Câmara; Luciano Marinho (PL); Davi Davino (PP); Zé Marcio Filho (MDB); Galba Netto (PL); Marcelo Palmeira (PL); Leonardo Dias (PL); Milton Ronalsa (PSB); Kelmann Veira (MDB); Brivaldo Marques (PL); Cal Moreira (PL); Siderlane Mendonça (PL); Allan Pierre (MDB); Aldo Loureiro (PDT); Delegado Thiago Prado (PP); Olívia Tenório (PP); Silvânia Barbosa (Solidariedade); Jeanine Beltrão (PL); Fátima Santiago (MDB); Thales Diniz (PSB); Eduardo Canuto (PL); Jonatas Omena (PL); David dos Empregos (União Brasil); Samyr Malta (Podemos).