Política

Prefeitos mostram descaso em três cidades

Gestores estão usando redes sociais para mostrar condições dos equipamentos públicos

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 07/01/2025 08h34 - Atualizado em 07/01/2025 13h40
Prefeitos mostram descaso em três cidades
Em Joaquim Gomes, a prefeita Rita do Araçá tem publicado fotos e vídeos da situação no município - Foto: Reprodução

Ao vivenciar os primeiros dias de mandato nas prefeituras nos primeiros dias de 2025, os gestores que vieram da oposição têm iniciado os trabalhos fazendo críticas aos antigos. Os atuais prefeitos dos municípios alagoanos de Maribondo, Joaquim Gomes e Estrela de Alagoas, fizeram publicações nas redes sociais questionando a realidade encontrada.

Em Maribondo, Bruno Teixeira (PSB) publicou ontem (6), um vídeo com imagens da cidade e afirmou ter encontrado uma situação caótica.

“É meu dever mostrar a real situação do nosso município, que infelizmente está de partir o coração. As imagens são de puro descaso, abandono e falta de respeito por nossa cidade. Na saúde encontramos prédios deteriorados com problemas estruturais, muito mofo, infiltrações, equipamentos quebrados, bastante sujeira, baratas e até ratos. Farmácias desabastecidas, ruas cheias de lixo, praças públicas sem conservação, a frota de veículos extremamente mal-cuidada, faltando peças, revisões atrasadas, tanques vazios. A gestão anterior deixou uma herança maldita, salários atrasados, desrespeito com o servidor, e principalmente com os aposentados. Atraso no repasse dos consignados, do pagamento de energia, de internet e fornecedores diversos, de benefícios sociais, um verdadeiro caos administrativo e financeiro. Vamos fazer o possível para colocar Maribondo no trilho do desenvolvimento”, disse.

Rita do Araçá (MDB), em Joaquim Gomes, já fez duas publicações em que ela se encontra em prédios públicos com aparência de abandono. A primeira, no dia 2 de janeiro, é na sede da prefeitura. Com caixas, papeis e pastas jogados em um espaço desorganizado, ela anda pelo espaço descrevendo aquilo como um crime.

“Eu não poderia deixar de mostrar a vocês o que está acontecendo, até porque vocês precisam saber”, diz a prefeita. Ela segue o vídeo mostrando o quintal com mato crescido, e a sala do arquivo que ela compara a lixo. “É assim que encontro a prefeitura: o reflexo de nossa querida Joaquim Gomes, abandonada em todos os setores. Documentos públicos jogados ao léu, evidenciando a falta de cuidado e organização. Desde o início, prometi um mandato transparente, e estou aqui para cumprir essa promessa, mostrando ao meu povo a real situação da nossa cidade. Tenho uma missão e não medirei esforços para cumpri-la. O trabalho será árduo, mas, com dedicação e muito empenho, juntos chegaremos lá e construiremos a Joaquim Gomes que todos nós sonhamos”.

Também nas redes sociais, o novo prefeito de Estrela de Alagoas, Roberto Wanderley (MDB) apareceu ao lado do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley (MDB), anunciando mudanças na gestão da frota do município. Mostrando um veículo SUV da marca Toyota, ele critica o uso que estava sendo feito.

“Um carro muito bonito que deveria estar sendo usado pelo povo, mas agora vai sim voltar para o povo”, disse ele. Segundo a publicação, os veículos que antes eram usados para fins pessoais ou subutilizados estarão à disposição da população, atendendo principalmente os usuários da saúde e serviços essenciais. O presidente da AMA aparece no vídeo reforçando a decisão.

“A determinação do prefeito é que os carros que estavam servindo para uso pessoal, serão imediatamente disponibilizados para a saúde e para serviços essenciais. Esse aqui por exemplo será colocado à disposição dos pacientes com câncer ou em hemodiálise”, informou.