Política

JHC e Cunha serão diplomados pelo TRE nesta sexta-feira (13)

João Henrique Caldas foi reeleito prefeito de Maceió e terá Rodrigo Cunha, que irá renunciar ao Senado, como vice-prefeito

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 13/12/2024 10h01 - Atualizado em 13/12/2024 18h57
JHC e Cunha serão diplomados pelo TRE nesta sexta-feira (13)
Prefeito de Maceió, JHC e Rodrigo Cunha recebem do TRE o diploma para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Maceió, respectivamente - Foto: Edilson Omena

O prefeito de Maceió, JHC (PL), será diplomado nesta sexta-feira (13), para mais um mandato à frente da capital. A informação foi confirmada na quinta-feira (12), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que este ano, definiu que as entregas dos diplomas aos eleitos serão realizadas em duas etapas, iniciando pelo Executivo, e na próxima segunda-feira (16), aos eleitos para a Câmara de Vereadores. Também será diplomado hoje o senador Rodrigo Cunha (Podemos), que no pleito deste ano, foi eleito vice-prefeito.

“A diplomação dos eleitos por Maceió nas eleições municipais de outubro acontecerá em duas datas distintas: nesta sexta-feira (13), às 10h, no auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), serão diplomados o prefeito e o vice-prefeito eleitos. Já a solenidade de diplomação dos vereadores acontecerá na segunda-feira (16), às 10h30, no auditório do Cesmac. A 1ª Zona Eleitoral é a responsável pela diplomação dos eleitos em Maceió e as solenidades serão conduzidas pelo juiz José Braga Neto, da 2ª Zona Eleitoral, mas que atuará em substituição à juíza eleitoral Nirvana Coelho” confirmou o TRE de Alagoas.

Reeleito com 379.544 votos (83,25% dos votos válidos), JHC entra em seu segundo mandato com um índice recorde de aprovação em uma vitória ainda no 1º turno. Seu principal opositor, o deputado federal Rafael Brito (MDB), teve 58.084 votos (12,74% dos votos válidos).

Já Rodrigo Cunha que assumirá o cargo de vice-prefeito de Maceió terá que renunciar o mandato de senador, e esta vaga em Brasília vai para Eudócia Caldas, sua primeira suplente, e mãe do prefeito JHC. Nas redes sociais, ela até já se declara senadora. A indicação do vice, conforme foi repercutido durante a campanha eleitoral deste ano, teria passado pelo acordo de que Cunha deixaria a vaga para Eudócia assumir os últimos anos de mandato, e em troca JHC sai em 2026 para concorrer ao Governo do Estado, deixando o vice como prefeito de Maceió durante a metade do mandato.

Entre os 27 vereadores eleitos que assumem a cadeira, apenas cinco são mulheres. Luciano Marinho (PL) foi o mais votado ao ser reeleito com 14.780 votos. A renovação da Casa acontece, mas não chega a 50%, considerando que 17 dos parlamentares foram reeleitos, são 10 nomes novos diplomados.

Os vereadores que serão diplomados na segunda-feira no TRE são: Luciano Marinho (PL); Davi Davino (PP); Zé Marcio Filho (MDB); Galba Netto (PL); Marcelo Palmeira (PL); Leonardo Dias (PL); Milton Ronalsa (PSB); Teca Nelma (PT); Kelmann (MDB); Chico Filho (PL); Brivaldo Marques (PL); Cal Moreira (PL); Siderlane Mendonça (PL); Allan Pierre (MDB); Aldo Loureiro (PDT); Delegado Thiago Prado (PP); Olívia Tenório (PP); Silvânia Barbosa (SD); Jeannyne Beltrão (PL); Fátima Santiago (MDB); Thales Diniz (PSB); Eduardo Canuto (PL); Rui Palmeira (PSD); Jonatas Omena (PL); David Empregos (União); Samyr Malta (Podemos); e Silvio Camelo Filho (PV).

Durante toda a semana, a reportagem da Tribuna Independente tentou confirmar com o Tribunal Regional Eleitoral se a diplomação tanto para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereadores, estava certa para ocorrer nesta sexta-feira (13), mas somente no final da tarde de quinta (12), às vésperas do evento, a Justiça Eleitoral informou que a entrega dos diplomas ocorrerá em duas etapas.