Política
Dono de veículo é homem morto em explosão em frente ao STF, confirma PC/DF
Francisco Wanderley Luiz tinha 59 anos e havia sido candidato a vereador pelo PL em 2020 na cidade de Rio do Sul-SC
A Polícia Civil do Distrito Federal (PC/DF) informou, na noite desta quarta-feira (13), que o homem que morreu após explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Francisco é o dono do veículo que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
A explosão do veículo ocorreu por volta das 19h 30. Em seguida, duas explosões, em um intervalo de cerca de 20 segundos, ocorreram perto do Supremo Tribunal Federal (STF).
Até a meia-noite, o corpo de Francisco continuava no local. Ele é de Rio do Sul, em Santa Catarina, e havia sido candidato a vereador na cidade, pelo PL, em 2020. Francisco teve apenas 98 votos.
Francisco havia alugado uma casa, em Ceilândia, no DF "há poucos dias", segundo a polícia.
O boletim de ocorrência sobre as explosões foi registrado na 5ª DP. De acordo com o documento, Francisco publicava conteúdo político nas redes sociais.
"Em mensagens compartilhadas por WhatsApp, é possível notar que algumas delas tem conteúdo que antecipavam o ocorrido no dia de hoje manifestando previamente a intenção do autor em praticar o autoextermínio e o atentado a bomba contra pessoas e instituições", diz o boletim.
"Por meio das diligências empreendidas pela equipe que se deslocou ao local dos fatos, soube-se que o autor teria se aproximado do prédio da sede do STF e em sua direção lançado alguns artefatos explosivos, que de fato causaram explosão. Porém, devido à distância que ele se encontrava, os artefatos não atingiram o prédio", aponta o boletim de ocorrência.
Francisco postou uma foto em uma rede social quando esteve no plenário do STF, com críticas ao Supremo. "Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro). Ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo".
Leia também
Brasília Homem detona explosivos e morre em frente ao STF; Praça dos Três Poderes é isolada Explosões Governo do Distrito Federal aguarda perícia para confirmar nome de suspeito de atentado Nesta quinta Supremo Tribunal Federal passará por varredura completa em busca de explosivos Varredura Inspeção no Palácio do Planalto não encontra ameaça, informa GSI Inquérito Polícia Federal fará reconstituição de cenário como na investigação do 8 de janeiroMais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha