Política

Presidência da AMA já desperta interesse de prefeitos

Dois ex-presidentes se articulam para voltarem ao comando da entidade e um recém-eleito tem apoio do atual presidente da AMA

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 23/10/2024 08h35
Presidência da AMA já desperta interesse de prefeitos
Jorge Dantas confirma interesse na presidência da AMA e Marcelo Beltrão tem recebido apoios - Foto: Assessoria e Edilson Omena

A eleição para a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) precisa ocorrer até a última segunda-feira de janeiro de 2025, e três nomes, até o momento, estão cotados para disputar um dos cargos mais importantes na estratégia política e articulação direta com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto na esfera estadual quanto federal.

Dos três cotados, dois deles já presidiram a entidade. São eles: Marcelo Beltrão (PP), prefeito reeleito de Coruripe, com mais de 90% dos votos, e Jorge Dantas, do MDB, que vai comandar novamente a prefeitura de Pão de Açúcar.

Atualmente, o presidente da AMA é Hugo Wanderley (MDB), que está em vias de finalizar o segundo mandato em Cacimbinhas. Nos bastidores, Hugo demonstra apoio ao primo e prefeito eleito de Cacimbinhas, Vaval Wanderley (MDB). A Tribuna Independente não conseguiu confirmar com o gestor eleito de Cacimbinhas se ele tem a intenção de disputar o cargo.

Em contato com a Tribuna, Jorge Dantas disse que trabalha para ser candidato à presidência da AMA no próximo ano. “Estou trabalhando para me viabilizar como candidato”, disse Dantas.

Ainda ontem (22), a Tribuna também apurou que Marcelo Beltrão recebeu algumas ligações para discutir uma possível candidatura à presidência da Associação, mas ainda não definiu sua participação no pleito.

Politicamente, alguns gestores municipais lançam candidaturas à AMA, mas preferem que não haja uma disputa. O ideal, segundo apurou a reportagem, é que seja construído um consenso entre os prefeitos para que os municípios não sejam prejudicados.

ENTIDADE

A AMA, considerada um importante ponto de articulação para o municipalismo em Alagoas, coordena informações e estratégias que impactam diretamente os municípios. A presidência da associação não é apenas um cargo simbólico, mas confere ao eleito grande visibilidade política e poder de articulação entre prefeitos e outras lideranças do estado.

A associação é conhecida como um importante ponto de articulação para o municipalismo em Alagoas, sendo responsável por coordenar estratégias e informações que impactam diretamente os municípios. O cargo de presidente da AMA, portanto, confere ao eleito grande visibilidade política e poder de articulação entre prefeitos e demais lideranças políticas do estado. Historicamente, o presidente da AMA tem exercido papel de protagonismo em eleições estaduais, o que aumenta a relevância da disputa.