Política
Benedito mostra força, critica vice e provoca Renan
Prefeito da Barra de São Miguel garante continuidade do trabalho e revela que disputou reeleição após crise com vice-prefeito
Em entrevista exclusiva à reportagem do Tribuna Hoje TV, mais uma plataforma de comunicação da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf), também responsável pela impressão do jornal Tribuna Independente, o prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), tratou de diversos assuntos políticos, envolvendo desde eleições até a sua gestão no município.
Reeleito com 69% dos votos válidos, Biu de Lira, como também é conhecido, agradeceu a votação e destacou que o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade segue mantido.
“Não vou esperar, é a continuidade. A partir de hoje, as ações que nós estamos tomando são em continuidade ao mandato porque no dia 1º de janeiro termina um e inicia o outro. Quando eu cheguei a Barra de São Miguel, ainda era a gestão do ex-prefeito Zezeco. Fiz o uma ação muito semelhante a de outros municípios de Alagoas, de injetar recursos para que o prefeito pudesse desenvolver alguma atividade administrativa para beneficiar a população deste município. Terminado o meu mandato de senador, vim aqui para a Barra ser prefeito. Me candidatei em 2020, ganhei a eleição, tomei posse e fiz uma gestão de quatro anos, que ainda tem meses para terminar. Fui para reeleição, eu não mais pretendia isso. Até porque, eu já estou com mais de 82 anos de idade, precisava dar uma relaxada, mas infelizmente atividade política é isso, você está bem amanhã depois de amanhã você não está”, avaliou o prefeito em contato com a Tribuna, durante o evento FliBarra, que aconteceu no último final de semana.
CRISE COM O VICE-PREFEITO
A necessidade de renovar o mandato na Prefeitura da Barra de São Miguel, de acordo com Benedito de Lira, partiu da decepção com o aliado de décadas, seu vice Floriano (MDB). “Eu me elegi com um vice, e esse vice depois entendeu que quem ganhou a eleição foi ele, começou a fazer um bocado de bobagem. Quando eu tomei ciência delas, imediatamente eu me afastei dele. Dois anos antes, ele já estava fazendo campanha para ser prefeito, sem me consultar, sem me ouvir, sem dizer nada”.
Ele defende que pela aliança, esperava-se mais diálogo. “Tudo bem, é um direito que cada um tem de ser de disputar. Agora quando o ‘cara’ [Floriano] tem vínculo político com outra pessoa, tem obrigação de pelo menos comunicar, e ele não fez isso. Ele ultrapassou a cerca sem me dar satisfação, então eu achei melhor ficarmos distantes. Eu nem imaginava que ele fosse candidato a prefeito, mas saiu candidato”.
Apesar disso, Biu de Lira achou positivo ter ido para o confronto direto nas urnas. “Foi bom porque ele que já havia falado na rua que o prefeito era ele, quem governava era ele, quem fazia as coisas era ele. E tudo isso foi bom porque o povo deu a resposta a ele. A resposta veio das urnas, 2.428 votos foi a diferença. É uma boa resposta dado do tamanho da Barra, para o município de 8.000 eleitores é grande”. Benedito recebeu, ao todo, 4.563 votos.
Para substituir Floriano, ele buscou um quadro mais jovem. “Eu estou muito feliz, me juntei a um grupo de pessoas extraordinárias que é o meu vice. Um jovem que não era político, vamos dizer assim, profissional. Mas uma pessoa ligada à classe política, e aqui nos juntamos. Ele como meu secretário do município, e depois nos juntamos para ser o meu vice. Fizemos uma campanha decente, sem acusações”.
PROVOCAÇÃO A RENAN
Pai de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, Benedito de Lira chegou a provocar o senador Renan Calheiros (MDB), adversário político da família que apoiou Floriano. Biu de Lira e Renan foram colegas de Senado.
“Ele saindo com o apoio de um político, que para mim não tem muita importância. O apoio do senador [Renan Calheiros] que não tem nada na Barra, não fez nada pela Barra não tem nenhuma ligação pela barra e achava que era o ‘bam-bam-bam’, iria ganhar a eleição aqui. Olha a resposta aí”. O prefeito almejou até uma derrota do grupo dos Calheiros em 2026, nas eleições gerais. “Agora ele vai ver a resposta daqui a dois anos, daqui a dois anos que vai ter resposta para ele”.
Prefeito reforça que campanha eleitoral foi feita sem ataques ao adversário
Ainda na entrevista à TV Tribuna Hoje/Tribuna Independente, o prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), avaliou que a campanha eleitoral foi feita sem ataques ao adversário político, que foi seu aliado, o vice-prefeito Floriano (MDB).
“Eu tinha muito [poderia promover ataques na campanha eleitoral], mas acho que município da Barra de São Miguel não merece retaliação, merece ação e é o que nós vamos fazer agora, mais uma ação, segunda ação de governo para melhorar mais ainda a situação atual da barra de São Miguel. Então quem veio a Barra há 4 anos passado, está vindo hoje e está admirado”.
Prometendo um mandato quase ininterrupto, Lira garante que está cheio de disposição.
“É isso que nós vamos continuar fazendo, nós vamos continuar trabalhando. Daqui a mais ou menos 60 dias termina este mandato e começamos o outro, mas não tem descontinuidade não. É a continuidade. A partir de hoje as ações que nós estamos tomando são em continuidade ao mandato, porque no dia primeiro de janeiro termina um e inicia o outro. Isso é de fundamental de importância”.
Sobre o evento que estava acontecendo, ele explica que foi um esforço de vários setores. “FliBarra é uma mobilização de uma ação conjunta entre a Secretaria de Turismo, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Social com os empresários do setor turístico. Então aqui há uma comunhão de esforços, é uma mão dando a outra, ninguém trabalha aqui isoladamente porque a ação política ela deve ser uma ação coletiva conjunta das pessoas da Barra daqueles que vem para a barra”.
Por fim, Benedito de Lira defende o papel da imprensa e elogia a atuação da Tribuna Independente. “Eu agradeço a Tribuna através do meu amigo Gabriel [presidente da Jorgraf], através de vocês que fazem esse jornal, para que a gente continue junto, trabalhando por Alagoas, para Alagoas e para a barra de São Miguel”.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas