Política
Eleições 2024: candidatos devem prestar contas até o dia 5 de novembro
A partir deste ano, a entrega das mídias pode ser feita de maneira online, evitando o deslocamento até a Justiça Eleitoral para apresentação dos documentos
Iniciou no dia 7 de outubro o prazo para envio, à Justiça Eleitoral, das prestações de contas relativas ao primeiro turno. Os candidatos e candidatas que concorreram nas Eleições Municipais de 2024 tem até o dia 5 de novembro para transmitir suas prestações por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE 2024).
A partir deste ano, a entrega das mídias pode ser feita de maneira online, evitando o deslocamento até a Justiça Eleitoral para apresentação dos documentos. O SIEME – Sistema de Entrega de Mídia Eletrônica pode ser acessado por candidatas, candidatos, partidos e por seus representantes que tiverem cadastro no Portal Gov.br em qualquer categoria (bronze, prata ou ouro).
É possível, ainda, comparecer aos cartórios eleitorais com a mídia nas mãos para validação. Para a apresentação das contas, é obrigatória a constituição de advogada ou advogado. As regras estão detalhadas na Lei nº 9.594/97 e na Resolução TSE 23.607/19.
Lembrando que as situações de indeferimento, cassação, cancelamento do registro, substituição, renúncia ou desistência não excluem a necessidade de apresentação da prestação de contas. Nestes casos deverá ser considerado o período em que o candidato ou a candidata participou da campanha eleitoral.
Diretórios Partidários Estaduais e Municipais
Assim como os candidatos e candidatas, os diretórios partidários que estiveram vigentes durante o período eleitoral também devem entregar suas prestações de contas finais de campanha no mesmo prazo, 5 de novembro.
Optando por apresentar presencialmente, os diretórios estaduais podem fazer a entrega da mídia no protocolo do TRE/AL – localizado na Av. Aristeu de Andrade, 377 – Farol. Para os candidatos e diretórios municipais, a entrega deve ser feita no cartório eleitoral da 3ª Zona -responsável pela prestação de contas.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?