Política

PT confirma ao MDB que não vai indicar o vice de Rafael Brito

PV e PCdoB entendem que o nome pode ser do deputado Ronaldo Medeiros, mas petistas não concordam com a indicação

Por Nigel Santana e Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 02/08/2024 08h06 - Atualizado em 02/08/2024 13h33
PT confirma ao MDB que não vai indicar o vice de Rafael Brito
Deputado estadual Ronaldo Medeiros se reuniu com o governador Paulo Dantas, mas não confirmou que está cotado para ser o vice de Rafael Brito, pré-candidato do MDB à prefeitura - Foto: Edilson Omena

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Maceió parece ter se colocado em uma condição política difícil desde que aprovou o nome do ex-vereador Ricardo Barbosa para ser o pré-candidato a prefeito, mas não houve êxito porque a direção nacional da legenda optou para que o PT apoiasse e indicasse o vice na chapa do deputado federal Rafael Brito, que é pré-candidato pelo MDB.

Somente esta semana, o PT na capital seguiu em compasso de espera para deliberar se haveria ou não a indicação do vice para compor com o MDB. Ontem (1°), surgiu a informação de que o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), poderia ser o nome. Em contato com a Tribuna, a assessoria do parlamentar não confirmou a informação.
Ainda na quinta (1), o deputado federal Paulão (PT), foi comunicado pela Federação nacional que o PT não vai indicar o vice.

O fato é que na última quarta-feira (31), o presidente do diretório municipal do PT, Marcelo Nascimento, se reuniu com o governador Paulo Dantas (MDB) e com o deputado Ronaldo Medeiros e reiterou que a legenda não vai indicar o vice de Rafael Brito.

“Confirmamos nosso apoio à candidatura de Rafael Brito à Prefeitura de Maceió e reafirmei a decisão do PT de não indicar vice, facultando essa escolha ao PV e PCdoB”, publicou Nascimento em suas redes sociais após tecer elogios à conduta diplomática do governador.

A Tribuna Independente também tentou contato com o deputado estadual Silvio Camelo (PV), para saber se existia a possibilidade de o Partido Verde e o PCdoB – que juntos ao PT formam a Federação –, para saber se as legendas já haviam chegado a um consenso sobre quem indicar para ser o vice de Rafael Brito, mas até o fechamento desta edição, não houve êxito.

Nas últimas semanas, o deputado Silvio Camelo tinha comentado que se não houvesse o interesse de o PT formalizar quem iria compor com a chapa do MDB, o PV teria essa intenção, porém pouco se avançou neste sentido.

CONDIÇÃO ATUAL

De acordo com a deliberação nacional do PT, ficou estabelecido que a legenda não teria candidatura própria em Maceió, no entanto o diretório municipal decidiria em relação de vice.

O PT Maceió acatou a decisão nacional, mas ao se reunir com os seus filiados, decidiu não indicar o vice do pré-candidato do MDB. Desta forma, tanto PV quanto PCdoB, segundo apuração da Tribuna, entenderam que o melhor nome seria do deputado Ronaldo Medeiros.

Com base no que foi entendido pelo PV e PCdoB, o PT em Maceió “teria se sentido desrespeitado” e agora existe um trabalho do partido em Alagoas com a direção nacional para evitar que o vice de Rafael Brito seja o deputado Ronaldo Medeiros.