Política

UP oficializa candidatura de jornalista

Lenilda Luna será candidata à Prefeitura de Maceió e já aponta uma série de ações que precisam ser implementadas na capital

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 30/07/2024 08h13
UP oficializa candidatura de jornalista
UP confirmou que a jornalista Lenilda Luna será a candidata à prefeitura e tem como vice uma trabalhadora que representa a categoria que coleta materiais recicláveis - Foto: Edilson Omena

Foi oficializada no último domingo (28) a candidatura da jornalista, pedagoga e radialista Lenilda Luna, à Prefeitura de Maceió pelo partido Unidade Popular (UP). A candidata a vice na chapa é Vânia Gomes, catadora de materiais recicláveis, simbolizando, segundo Lenilda, a aliança com os trabalhadores de base.

Durante a entrevista à Tribuna Independente, Lenilda Luna destacou suas principais propostas e a importância de uma gestão comprometida com a população.
“Minha vice é Vânia Gomes, uma mulher batalhadora, catadora de materiais recicláveis da Coopvila, na Vila Emater, que representa a luta e a resistência do povo trabalhador”, afirmou.

Na área da educação, Lenilda enfatizou a necessidade urgente de combater o analfabetismo em Maceió.

“Vamos implementar brigadas para zerar o analfabetismo, porque não é admissível que, em pleno século 21, tenhamos 8,9% de analfabetos. Além disso, vamos garantir a gestão municipal das creches, sem a interferência das parcerias público-privadas, ampliando vagas e contratando cuidadores e recreadores para que as crianças possam ficar até a chegada dos pais”, disse.

Ela também destacou a valorização dos professores como uma prioridade. “É fundamental reajustar os salários dos professores e atualizar o Plano de Cargos e Carreira para que eles possam desempenhar suas funções com dignidade e reconhecimento”, continuou.

No campo da saúde, Lenilda propõe a suspensão das parcerias público-privadas. “Queremos as Unidades Básicas de Saúde administradas pela gestão municipal, com os recursos do SUS, valorização dos profissionais e jornadas humanizadas”, afirmou a candidata.

Um dos pontos fortes de sua campanha é a luta pela reparação justa aos moradores atingidos pelo crime da Braskem. “Vamos auditar como foi usado o montante de R$ 1,7 bilhão que a Braskem transferiu para a Prefeitura e garantir que esses recursos sejam usados para reparar os danos causados”, destacou.
Lenilda também ressaltou a importância da participação popular na gestão pública. “Vamos criar formas de participação popular nas decisões da gestão, com fortalecimento da autonomia dos Conselhos e audiências públicas”.

Sobre a proteção ambiental, a candidata prometeu garantir, no Plano Diretor, a proteção das reservas de mata e das praias. Além disso, Lenilda defende o fortalecimento das hortas populares e da Agricultura Familiar. “Expansão das hortas, suporte técnico aos agricultores familiares e criação de Bancos de Sementes Comunitários são essenciais para combater a fome e promover a autonomia das comunidades”, explicou a candidata.

PERFIL

Lenilda Luna de Almeida, 57 anos, é jornalista concursada da assessoria de comunicação social da Universidade Federal de Alagoas. Especialista em novas tecnologias na educação, Lenilda se aproximou da Unidade Popular no final de 2014 e é integrante do Movimento de Mulheres Olga Benário e do Movimento Luta de Classes. Ela disputa a prefeitura pela segunda vez, tendo concorrido ao cargo municipal em 2020 e a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022.

A chapa também conta com candidatos a vereadores, como o professor Luiz e Érica Gonzaga, ambos moradores do Tabuleiro do Martins, reforçando a representação local e comunitária.

Lenilda Luna concluiu a entrevista reafirmando seu compromisso com a justiça social e o desenvolvimento sustentável de Maceió: “Estamos prontos para construir uma cidade mais justa, igualitária e participativa para todos”, concluiu.