Política

MDB terá apoio do PT em Maceió

Por decisão nacional no Partido dos Trabalhadores, legenda pode indicar o vice na pré-candidatura do deputado Rafael Brito

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 30/07/2024 08h05
MDB terá apoio do PT em Maceió
Candidatura de Rafael Brito será oficializada no próximo domingo, 4 - Foto: Sandro Lima

Apesar de resistir quase até o último momento, a candidatura de Ricardo Barbosa (PT) à Prefeitura de Maceió foi vetada pela Direção Nacional do partido. Em reunião realizada na tarde de ontem (29), em Brasília, ficou decidido que o partido vai apoiar o pré-candidato do MDB, o deputado federal Rafael Brito, nas eleições deste ano, fazendo parte da coligação.

Em contato com a reportagem da Tribuna Independente, o presidente do diretório municipal do PT, Marcelo Nascimento, disse discordar da decisão, mas que a deliberação será cumprida.

“Nós vamos acatar a decisão da direção nacional do PT, mesmo considerando que a melhor estratégia eleitoral para Maceió seria a candidatura de Ricardo Barbosa à prefeitura da cidade”, disse.

Com a mudança de planos, a instância local está se reorganizando. “Amanhã [hoje, 30], nós vamos reunir a executiva municipal para discutir os encaminhamentos dessa decisão da nacional, da aliança com o MDB e reposicionar a estratégia para fortalecer a chapa de vereadores, visando ampliar a nossa presença na Câmara Municipal do Maceió”.

A decisão aconteceu em uma reunião que, segundo ele, teve 16 votos da Executiva nacional a favor da aliança com o MDB, dois votos contra, e duas abstenções. Em comunicado à imprensa, a equipe de Rafael Brito afirma que a decisão aconteceu após um posicionamento direto do presidente Lula (PT).

Rafael Brito já contabiliza o apoio do PDT, PSB, PSD, PV, PCdoB, mas não descarta a possibilidade de ampliar ainda mais até a convenção marcada para o próximo domingo, dia 4 de agosto. Eles se colocam como representantes de uma oposição à extrema direita em Maceió, e que essa união de forças garantirá uma administração alinhada com os valores e propostas defendidos pelo PT e MDB.

Como está sendo ventilado há meses, é claro o interesse do MDB em ter como vice em sua chapa um nome petista. Tanto é que até agora, há menos de uma semana para a convenção, o nome não foi definido. Nascimento afirma que agora, que não há mais candidatura própria, o PT ainda não tem posicionamento oficial sobre isso.

“Será discutido e deliberado na reunião de amanhã [hoje]. Nós ainda não amadurecemos esse debate, já iniciamos essas conversas internas numa reunião ampliada da Executiva municipal com os pré-candidatos a vereadores, mas ainda não batemos o martelo a respeito desse assunto que será discutido e deliberado amanhã pela Executiva municipal”.

O principal interesse o MDB era pelo tempo de TV no horário eleitoral gratuito, e o apoio do presidente Lula. Essa parte, com a entrada do PT na coligação, já está garantida.

Caso o PT não queira, não devem faltar voluntários com disposição para assumir a tarefa. PSB e PDT já falaram que tem interesse. O PV, que compõe a Federação Brasil da Esperança junto com o PT, também já sinalizou que pode indicar, e até nomes do PSD já foram alvo de especulação nos bastidores.

Apesar de ter havido apoio e uma clara aliança entre PT e MDB na eleição de Paulo Dantas para o governo, em 2022, a coligação oficial só vai acontecer agora. Naquele momento o MDB lançou candidatura própria à presidência da república no primeiro turno, e com isso não teve coligação.