Política

MDB define nomes no Sertão e PT em Maceió

Convenções partidárias tiveram início no último sábado e os presidentes das legendas estão percorrendo os municípios

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 23/07/2024 08h58
MDB define nomes no Sertão e PT em Maceió
Renan Calheiros garante que o MDB terá candidaturas em 85 cidades - Foto: Edilson Omena

Com o início das convenções partidárias no último sábado (20), as lideranças da política alagoana já começaram as andanças para eleger os seus candidatos na capital e no interior. O MDB, que deixou a capital Maceió para o penúltimo dia do prazo legal, já realizou cinco convenções no Sertão.

Os municípios de Major Izidoro, Delmiro Gouveia, Batalha, Olho D’Água das Flores e Jaramataia já têm nomes oficiais do MDB para a corrida eleitoral, apresentados pelo presidente do partido, senador Renan Calheiros, junto ao governador Paulo Dantas em convenções festivas que reuniram multidões. Como bem observou Paulo Dantas em Batalha, “não existe eleição ganha, estamos iniciando hoje [domingo, 21] a nossa eleição e nós temos que pedir voto de casa em casa”.

De acordo com o MDB, o partido vai ter candidatura própria a prefeito em 85 municípios. O número é audacioso, mas de certa forma não alcançou a meta do presidente Renan, que em 2023 anunciou que estariam concorrendo nos 102 municípios no pleito desse ano. Em seus discursos, Calheiros apelou para seu público que também garanta a eleição dos parlamentares nos municípios. “Eleger os vereadores que estão com a gente é sempre a melhor prática, a prática mais recomendável na política. Porque muitas vezes, o prefeito quando não tem maioria, ele quer fazer uma coisa e a câmara não quer, e quem acaba sendo prejudicado são as pessoas do seu município”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) também está em Alagoas para reforçar a campanha dos Progressistas participando das convenções. Só no final de semana, ele esteve em Piaçabuçu, Limoeiro de Anadia e Campo Alegre, nesse último fez questão de enfatizar o orgulho de estar ao lado da prima Pauline Pereira.

No interior, a configuração das alianças funciona com uma lógica diferente, como por exemplo em Olho D’Água das Flores, em que o candidato é do MDB, e teve Renan e Dantas em sua convenção, mas tem entre seus aliados o próprio PP de Arthur Lira.

PT COM BARBOSA

Em Maceió, até agora, apenas os partidos da Federação Brasil da Esperança realizaram suas convenções. Na do Partido dos Trabalhadores (PT) o nome de Ricardo Barbosa foi mantido como prefeito, mesmo com a incerteza sobre o diretório nacional do partido manter ou não a candidatura, contrariando um pedido nacional do MBD. A convenção oficializou 13 candidatos a vereador. PCdoB terá mais dois candidatos à Câmara Municipal, e o PV empata com o PT, apresentando 13 nomes.

A expectativa dos petistas é que a federação conquiste pelo menos três cadeiras, e que duas delas sejam deles, mantendo o número atual, já que Teca Nelma e Valmir Gomes são vereadores buscando a reeleição. Mas há uma esperança dos mais otimistas de fazer um nome a mais, considerando alguns nomes em ascensão e outros que estão sendo testados e o potencial do voto na legenda petista.