Política
Governador Paulo Dantas repercute resultados da operação da Polícia Federal contra a Braskem
Ele reafirmou compromisso de cobrança pela reparação aos danos causados pela empresa

O governador Paulo Dantas repercutiu nesta quinta-feira (21) o resultado da operação da Polícia Federal que recolheu documentos na Braskem após os crimes ambientais cometidos em Maceió. A operação "Lágrimas de Sal" foi deflagrada nesta manhã e cumpriu 14 mandados judiciais de busca e apreensão em Maceió, Rio de Janeiro e Aracaju.
"Estamos atentos à operação e acompanhando de perto o trabalho da PF. São muito graves as suspeitas de omissão e até falsificação de documentos pela Braskem para se manter indevidamente explorando o solo alagoano", afirmou o governador Paulo Dantas, em uma postagem nas redes sociais. Paulo tem se mostrado ativo na busca pelo ressarcimento dos danos ao Estado, municípios e aos moradores da região afetada.
Paulo Dantas enfatizou que o Governo de Alagoas instalou um Grupo de Trabalho de Combate ao Crime da Braskem para acompanhar as investigações e trabalhar pela reparação dos danos causados à população alagoana. "Não vamos deixar esse crime impune, sem que a Braskem pague por ele em todas as dimensões da Justiça", disse o governador.
A Braskem é responsável por um gigantesco crime ambiental após mais de 40 anos de extração de sal gema em Maceió. O rompimentos das minas provocou o afundamento de ruas e casas, a destruição de milhares de imóveis e a desocupação de cinco bairros da capital. Mais de 60 mil pessoas foram impactadas diretamente com a necessidade de remoção. No dia 10 deste mês, o teto da mina 18 cedeu dentro da Lagoa Mundaú, acelerando o afundamento de parte do solo no Mutange.
A empresa também está sendo investigada por crimes ambientais pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Fora isso, precisa apresentar resposta na próxima semana ao Tribunal de Contas da União após os prejuízos no patrimônio da União.

Leia também
Maceió Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal defendem acordo da Braskem com atingidos Câmara dos Deputados Vítimas e autoridades divergem sobre reparações do crime socioambiental da Braskem em Maceió Lágrimas de Sal Operação da PF apura crimes cometidos na exploração de sal-gema em Maceió pela Braskem Mutange Mina 18 da Braskem está se estabilizando, garante Defesa Civil Maceió Bancada de JHC resiste à instalação de CEI da Braskem Proposta PL proíbe Braskem de extrair sal-gema Lágrimas de sal Aparelhos eletrônicos e documentos apreendidos na Braskem serão periciados, diz PF Caso Braskem MPF defende fortalecimento da legislação para evitar desastres ligados à exploração mineral Silvania Barbosa Vereadora repercute na Câmara de Maceió operação lágrimas de sal, deflagrada pela PFMais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
4Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela