Política
Vídeo: Embrapa lança pedra fundamental para futura sede em Maceió
Antiga fábrica da Saúde vai abrigar laboratórios voltados para estudos em alimentação

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (13), no bairro de Ipioca, em Maceió, a pedra fundamental da futura sede Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Alimentos e Territórios em um terreno de 16,6 hectares doado pelo governo de Alagoas e com recursos de emendas parlamentares da bancada federal alagoana. Serão requalificadas e recuperadas as estruturas arquitetônicas da antiga Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas, mais conhecida como fábrica da saúde. No local será construída a infraestrutura para abrigar as equipes técnicas de pesquisa, inovação, comunicação e administrativa, além de complexos laboratoriais voltados para estudos relativos aos alimentos e à alimentação.
As estruturas arquitetônicas da antiga fábrica da Saúde serão reconstruídas ou recuperadas, para a instalação da equipe e de laboratórios voltados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em biodiversidade e patrimônio alimentar; certificações e signos distintivos de qualidade e origem; antropologia e sociologia da alimentação; circuitos de produção e consumo de produtos agroalimentares; sistemas agroalimentares diferenciados; agregação de valor, gastronomia e turismo rural; e nutrição e saúde.

O governador Paulo Dantas comemorou a construção da sede da Embrapa em Alagoas que vai criar ainda mais condições, trazendo mais profissionais capacitados para um laboratório com equipamentos modernos promovendo mais inovação, mais ciência, mais tecnologia e alavancar a produtividade no que diz respeito ao sistema econômico.
Para apoiar as obras, houve o aporte de recursos de emendas parlamentares da bancada federal alagoana, da ordem de 28,3 milhões de reais. Além disso, no novo Programa de Aceleração ao Crescimento do Brasil (PAC) está previsto o investimento de 7 milhões de reais este ano para obras civis e, em 2024 e 2025, de 62 milhões de reais para aquisição de mobiliário, equipamentos de laboratório, campo e casas de vegetação, entre outros.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do investimento em pesquisa e ciência que o atual governo tem garantido e consequentemente conquistando mais desenvolvimento no país. “Estamos nesse lugar maravilhoso, nessa terra maravilhosa, em nome do governo do presidente Lula que toma a decisão de voltar a investir na ciência, na pesquisa, no desenvolvimento, na nossa vocação agropecuária, mas com viés voltado a todas as vocações regionais saliento que esta Embrapa é muito mais do que uma simples Embrapa que vem desenvolver a tecnologia, ela vem desenvolver alimentos, o turismo, as particularidades de Alagoas, além da região, além de um lugar propício, já consigo imaginar a beleza que será essa, sem sombra de dúvida, a mais bela de todas as 43 Embrapas do Brasil”, considerou.
Fávaro lembrou ainda da participação da bancada federal de Alagoas e do Governo do Estado numa junção de esforços na ordem de 100 milhões de reais para fazer a mais bela Embrapa de todo o Brasil no estado de Alagoas.
SISTEMA AGROALIMENTAR
Para a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, hoje o consumidor está muito mais preocupado com a construção da saúde e dos alimentos, frisando que essa é justamente a proposta da empresa, com a visão do sistema agroalimentar.
“A intenção da Embrapa Alimentos é a gente trabalhar com os alimentos da região, regional, territorial, trazer gastronomia, turismo associado à agricultura. Hoje, nós temos que trabalhar com uma visão sistêmica para trazer benefícios para as comunidades, aproveitando saberes das comunidades locais e trazer isso junto da gastronomia e do turismo, aproveitando cada vez mais a pesquisa. Então esse centro para a gente é um primeiro centro com essa nova visão de estar associado a alimentos, gastronomia e turismo, diferente de outros centros da Embrapa, porque pensava só na produção. Essa visão do alimento, gastronomia e turismo, então é um momento muito importante para a gente. Estamos muito motivados, esperamos em breve estar aqui com a estrutura firme com centro inaugurado.
SOMA DE ESFORÇOS
O ministro dos Transportes, Renan Filho, agradeceu à ex-presidente Dilma, que criou a Embrapa de Alagoas, lembrando quando era governador e teve a oportunidade de comprar o terreno e de acreditar no projeto. “Depois a gente foi para Brasília, não havia o interesse do governo federal de fazer. A bancada federal alagoana foi responsável por colocar emendas e foi mantendo o projeto vivo. E aí chegou agora o presidente Lula e incluiu esse projeto no PAC”, frisou.
“É o resultado da soma de esforços que a presidente Dilma fez, que eu fiz como governador, que a bancada federal tinha feito para manter o projeto vivo. E agora, com o governador Paulo Dantas e com o presidente Lula nós vamos consolidar a presença da Embrapa em Alagoas. Disse para o presidente mais cedo, e dizia lá em Brasília toda vez que eu ia, que era uma grande punição ao Estado, Alagoas é um dos únicos do Brasil que não tem Embrapa. E por que eu dizia isso? Porque a Embrapa é uma das principais empresas responsáveis pelo crescimento econômico desse país, e você ser de um estado, onde é um dos poucos que não possui a empresa certamente dificultava o desenvolvimento econômico”, explicou Renan Filho.
O ministro completou ainda reforçando que a vinda da Embrapa vai inserir o estado nas melhores práticas da agricultura, na produção de alimentos, de alimentos funcionais, de desenvolvimento de sabores para a culinária, que é um dos encantos de Alagoas e uma das vedetes do turismo local.
“Estou muito feliz e animado, acho que esse investimento tem uma grande sinergia com as necessidades da nossa economia e o governador Paulo Dantas junto com o ministro da agricultura Carlos Fávaro certamente vão impulsionar isso, para que a gente veja a Embrapa fazer pesquisa se transformar em novos produtos, e esses novos produtos se transformarem em mais renda e mais emprego para os Alagoanos. É por isso que tem tanta gente aqui acreditando que essa é uma iniciativa importante para o nosso desenvolvimento do estado”, pontuou.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa que coloca Alagoas em um importante cenário no sentido de pesquisas agropecuárias destacando a visão futurista do investimento de fundamental importância para o setor produtivo local.
“Qualquer estado que quer se desenvolver precisa investir em pesquisa e Alagoas está no caminho certo, parabenizou também a bancada federal em nome do coordenador Paulão que empenharam emendas para este empreendimento, bem como o presidente Lula e o ministro Fávaro”, disse.
BANCADA FEDERAL
Para o deputado federal Paulão, o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Embrapa em Alagoas foi uma luta histórica que a bancada vinha fazendo e Governo do Estado, e foi a última obra da presidente Dilma.
“Conseguimos fazer uma boa articulação, eu particularmente coloquei uma emenda substantiva, para essa atividade fundamental, esse equipamento. A bancada federal também queria destacar o papel do deputado Isnaldo Bulhões e da bancada conjunta para uma grande ação”.
“Alagoas ganha uma empresa de pesquisa qualificada, que gera emprego e renda e que tem um papel singular na perspectiva de fortalecer a agricultura familiar agregando valor e fortalecimento do estado”, comemorou Paulão.
O deputado estadual Inácio Loiola enfatizou a importância da Embrapa para Alagoas, mesmo lembrando que o estado foi o último do nordeste a receber uma unidade de pesquisa. “Eu costumo dizer que Alagoas tem todas as condições climáticas para ser o maior produtor de alimento do nordeste. O Brasil tem dois patrimônios reconhecidos mundialmente, a Embrapa e a Embraer. A Embrapa na minha visão é a maior empresa de pesquisa do setor agro-agropecuário que o mundo tem. Ou seja, essa instalação, da pedra fundamental dessa unidade de pesquisa da Embrapa, em Alagoas, é um dos maiores investimentos e precisamos reconhecer a importância do governador, do presidente Lula, do senador Renan Calheiros, dos senadores Renan Filho e dos ministros, e principalmente do governador Paulo Dantas”, observou.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia