Política
Deputados estaduais entram em recesso nesta sexta (1º)
Parlamentares dizem que continuarão a cumprir agendas com eleitorado, alguns até atendendo populares em seus gabinetes

A Assembleia Legislativa de Alagoas entra em recesso legislativo a partir desta sexta-feira (1º). Como manda o Regimento Interno da Casa e a Constituição Estadual, as sessões ordinárias devem retornar dia 1º de agosto.
Os parlamentares devem aproveitar o recesso para cumprir suas agendas de pré-campanha para as eleições 2022 e reforçar suas bases políticas pelo estado. A maioria dos deputados estaduais caminha para disputar a reeleição e outros se lançaram pré-candidatos a cargos majoritários.
CONTINUA
A deputada estadual Cibele Moura (MDB) confirmou que irá disputar a reeleição ao cargo e que durante o recesso deve continuar atendendo a população em seu gabinete.
“O recesso é apenas para as sessões, mas o meu trabalho continua, seja atendendo a população no gabinete ou visitando as cidades alagoanas pra ouvir nossa gente. No meu caso, fui eleita pela imprensa pelo terceiro ano consecutivo como a deputada mais atuante de Alagoas: isso foi fruto da minha dedicação em prol dos alagoanos. Irei sim buscar uma vaga novamente no parlamento alagoano, mas fazendo o que eu sempre fiz: trabalhando bastante nas ruas, nas casas, na Assembleia Legislativa, em todo o estado”, afirmou a parlamentar.
A deputada estadual Fátima Canuto (MDB) afirmou que, mesmo buscando sua reeleição, continuará cumprindo sua agenda como parlamentar durante o recesso.
“Sou pré-candidata a deputada estadual, mas independentemente de ser ano eleitoral ou não, cumprirei agenda como parlamentar durante o recesso do Poder Legislativo, como de costume. É justamente durante esse período que temos mais tempo de percorrer o estado, visitando os amigos do Sertão ao Litoral. Ouvindo a população, vendo de perto as demandas, pois é assim que entramos com as indicações e projetos de lei necessários para melhorias de cada região”, disse a deputada.
A Tribuna entrou em contato com outros deputados para ouvi-los sobre suas agendas durante o recesso legislativo, mas não houve retorno.
Próximo semestre
Entre os projetos que estão na pauta do próximo semestre, a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 é um dos mais importantes.
A LOA deve ser encaminhada ao Poder Legislativo pelo chefe do Poder Executivo até o dia 15 de setembro, conforme preconiza a Constituição Estadual, e deve ser analisada pelo plenário até o final do ano.
Antes, porém, a Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia deverá realizar uma audiência pública com a sociedade organizada para debater os números apresentados pelo Estado.
Antes de entrarem em recesso, os deputados aprovaram na última segunda-feira (27) o projeto de lei que trata da LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tem como propósito fundamental orientar a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimento do Poder Público, buscando sincronizar a LOA 2023 às metas e prioridades da Administração Pública Estadual.
Porém, como se trata de um ano eleitoral e os integrantes do Legislativo vão se envolver na campanha, as sessões na Casa de Tavares Bastos devem ficar escassas no segundo semestre.
A regulamentação dos trabalhos em plenário consta no Regimento Interno do Legislativo. As sessões podem ficar resumidas a apenas uma por semana, e com quórum bastante reduzido.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo