Política
Produtores de leite levam a Renan pedido de apoio para unidade de Batalha
Reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira (24)
Na tarde desta segunda-feira (24), o senador Renan Calheiros (PMDB) se reuniu com produtores de leite de Alagoas para ouvir demandas da categoria, que, além de produzir para abastecer o mercado, opera o Programa do Leite em Alagoas. A reunião ocorreu na sede da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), no Trapiche.
Os produtores pediram apoio de Renan junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, para a liberação de recursos para financiar a reabertura e funcionamento da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) na cidade de Batalha, onde funcionava a antiga fábrica da Camila, fechada desde 2008.
Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, os equipamentos para funcionamento da UBL já estão garantidos, mas ainda há necessidade de créditos para aquisição de outros maquinários. Ele lembra que o Programa do Leite hoje abrange cerca de dois mil criadores familiares e garante uma produção de 40 mil litros de leite por dia em Alagoas.
A expectativa é de que, com a entrada em operação daUBL, possam ser gerados cerca de 300 empregos diretos e produzidos 180 mil litros de leite por dia, envolvendo diretamente a participação de quatro a cinco mil pequenos pecuaristas. O governo do Estado tem discutido uma linha de crédito para que a fábrica da antiga Camila seja reaberta.
Renan disse que levará o pedido a Brasília e se comprometeu a trabalhar para que as reivindicações dos produtores de leite alagoanos sejam avaliadas com atenção no ministério.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025