Política
Quantidade de zonas eleitorais de Alagoas pode diminuir para eleições de 2018
Atualmente com 55, estado pode ter corte de 13 por conta de economia de recursos
Alagoas deve perder treze das 55 zonas eleitorais, já para as eleições de 2018, porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou resolução em maio de 2014 – com retificação em março deste ano – orientando os tribunais nos estados a reduzirem o número de zonas eleitorais, por questão de economia de recursos. Por conta disso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, convocou reunião, na manhã desta segunda-feira (3), com a bancada federal alagoana. O prazo para que os estados encaminhem a Brasília seu remanejamento até 18 de agosto.
De acordo com o presidente do TRE, a primeira resolução continha orientações que fariam Alagoas perder cerca de metade das atuais zonas eleitorais. Ainda segundo ele, o principal objetivo da reunião foi alertar os parlamentares das mudanças no zoneamento eleitoral que estão por vir. O desembargador vai pleitear ao TSE que o estado permaneça com o mesmo número de zonas eleitorais, já que ele acredita que a economia em Alagoas será mínima.
Se confirmada a redução, caem a quantidade de juízes e promotores eleitorais, o que poderia aumentar o tempo de resposta do TRE às ações oriundas das eleições.
Parlamentares devem interceder junto ao TSE
Os membros da bancada alagoana no Congresso que estiveram presentes à reunião com o TRE se prontificaram a ajudar a manter a mesma quantidade de zonas eleitorais no estado. Deve ser marcada uma reunião com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, em até 15 dias.
O senador Benedito de Lira (PP) e o deputado federal Givaldo Carimbão (PHS) enfatizaram que a redução das zonas eleitorais facilita a prática de fraude nos pleitos.
Também estiveram presentes à reunião o deputado federal Cícero Almeida (PMDB); Renilde Bulhões, suplente do senador Fernando Collor (PTC); Ronaldo Lessa (PDT); Rosinha da Adefal (PTdoB); e o ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR).
Leia mais na edição desta terça-feira da Tribuna Independente.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação