Política
Em Maceió, Michel Temer anuncia apoio para reparar danos causados pelas chuvas
Autoridades se dirigiram ao Quartel do Exército, onde o presidente falou com a imprensa
O prefeito Rui Palmeira recebeu na tarde deste domingo (28) o presidente Michel Temer, ministros e autoridades do governo federal para dar celeridade ao processo estabelecido pelo Decreto de Situação de Emergência publicado pela Prefeitura de Maceió após ocorrências causadas pelas fortes chuvas que atingiram a capital alagoana na última semana. As autoridades chegaram no final da tarde ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, de onde se dirigiram ao Quartel do Exército, onde o presidente falou com a imprensa.
Assim que desembarcou na capital alagoana, o presidente se reuniu com o prefeito Rui Palmeira e o governador Renan Filho para tomar conhecimento da situação de Maceió e das cidades do interior afetadas pelas chuvas. “Estamos solicitando apoio para enfrentar esse momento, inicialmente, com o mais importante, que é o socorro imediato às vítimas, inclusive, com logística para atender os desabrigados e desalojados, além de mantimentos como colchões, medicamentos, material de higiene e limpeza. No médio e longo prazo precisaremos de auxilio para a infraestrutura da cidade, já que vários pontos da capital foram atingidos e deixaram uma situação séria”, pontuou Rui Palmeira.
(Foto: Pei Fon / Secom - Maceió)
Segundo o presidente Michel Temer, os recursos para atender a essas demandas serão viabilizados pela Defesa Civil nacional, que irá se inteirar sobre as necessidades do Estado e dos municípios. “O que sabemos é que precisamos cumprir emergências e recuperar de imediato aqueles danos provocados pelas chuvas, tanto no plano humano, como no material. Nosso objetivo por aqui é tomar conhecimento dos problemas, prestar solidariedade e afirmar o nosso apoio a todos os afetados”, anunciou Temer.
O presidente também informou que serão liberados recursos para ações preventivas e contenção de encostas, mas não disse os valores só serão anunciados após a conclusão do levantamento dos danos. “Estamos aqui para isso. Com o decreto de emergência estabelecido, as verbas serão liberadas. Ainda não temos o valor exato porque precisamos levantar todos os danos e a necessidade do que precisa ser feito”, afirmou.
(Foto: Pei Fon / Secom - Maceió)
Para o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o empenho de todas as autoridades neste momento é fundamental para as comunidades que estão precisando de atenção. “Estamos dedicados a prestar assistência às pessoas de todas as cidades que foram prejudicadas pelo temporal, e é por isso que estamos aqui reunidos para receber e atender os pedidos de reforço desse trabalho”, afirmou.
Estiveram presentes os ministros do Turismo, Marx Beltrão e da Integração Nacional, Helder Barbalho; os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; os secretários municipais de Governo, Tácio Melo; de Infraestrutura e Urbanização, Ib Brêda; de Comunicação, Clayton Santos; e o adjunto especial da Defesa Civil, Dinário Lemos, além do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, e gestores do Governo do Estado.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas