Política

Nova direção do Sindjornal é eleita para os próximos três anos

Izaías Barbosa fala de propostas em debate que são bandeira de luta da categoria em Alagoas

Por Tribuna Independente 25/05/2017 08h07
Nova direção do Sindjornal é eleita para os próximos três anos
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente eleito para estar à frente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) pelos próximos três anos, Izaías Barbosa, falou ontem à reportagem da Tribuna Independente sobre as propostas e o planejamento do sindicato com a nova diretoria. A posse está marcada para o final do mês de junho.

Vencedor com a chapa ‘Nenhum Direito a Menos’, Izaías justificou o nome da chapa pontuando uma série de atuações que o Sindjornal deve realizar em breve.

“Temos várias propostas. Entre elas, a defesa do diploma [de Jornalismo] e a regulamentação da profissão. Apesar de o STF [Supremo Tribunal Federal] ter derrubado a obrigatoriedade do curso superior, temos um projeto no Congresso que traz de volta a necessidade do diploma. O exercício ilegal da profissão traz uma precarização para o trabalho do jornalista”, afirmou.

O novo presidente do sindicato também alertou sobre o combate à violência contra o jornalista, afirmando que o profissional da imprensa alagoana sofre, além da violência física e verbal, ameaças também.

“Nós temos denunciado todos esses casos ao Ministério Público, e vamos continuar fazendo isso”, disse.

O sindicalista também comentou que as reformas trabalhista e da previdência do governo Temer também preocupam o Sindjornal. “Temos colegas que estão perto de se aposentar. Vamos nos unir a movimentos sociais e a outros sindicatos para lutarmos contra essas reformas”, declarou.

Izaías afirmou que o objetivo do Sindjornal é ‘fortalecer ainda mais a categoria’. Segundo ele, uma campanha salarial está sendo executada neste mês para mediar as negociações entre os profissionais da imprensa alagoana e as empresas em que trabalham. O presidente do Sindjornal também tem em pauta cobrar do Governo de Alagoas e dos municípios a realização de mais concursos públicos para jornalistas.

Seminários e especializações da profissão também estão na pauta da nova diretoria do Sindjornal. “O sindicato solicitou da Universidade Federal de Alagoas [Ufal] uma especialização em assessoria de imprensa. O projeto está pronto e já foi aprovado em algumas etapas”, lembra.