Política
Benedito de Lira critica Renan Calheiros por demora em indicação
Devido à não indicação dos membros do PMDB no Senado, não foi possível eleger presidente e relator de comissão
O senador Benedito de Lira, líder do Partido Progressista (PP) no Senado, afirmou na terça-feira (2) que a demora do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, na indicação dos membros do seu partido para compor a Comissão Mista do Orçamento (CMO) é um “absurdo e um desrespeito aos demais partidos”.
Pela reunião, a Comissão Mista do Orçamento tentou realizar a sua instalação, mas, devido à não indicação dos membros do PMDB no Senado, não foi possível eleger o presidente e o relator. Uma nova reunião está marcada para terça-feira (9).
De acordo com o regimento, a CMO deverá ser presidida este ano por um senador, tendo como relator um deputado federal.
“Lamento profundamente essa procrastinação que está acontecendo na Comissão de Orçamento, que é uma das mais importantes do Congresso Nacional. O PMDB que é o partido majoritário, o partido do governo do presidente Michel, está obstruindo a Comissão de Orçamento e eu não sei quais as razões e os motivos que levam o PMDB no Senado a agir dessa forma.”
Benedito de Lira afirmou que o atraso na instalação da CMO está retardando a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Depois de registrar seu protesto, em nome do Partido Progressista, por essa manobra do PMDB, o senador Benedito de Lira dirigiu apelo ao presidente da CMO, senador Antônio Carlos Valadares, no sentido de convocar os parlamentares da Câmara e do Senado para uma nova reunião.
“Independentemente do PMDB indicar ou não seus membros, eleger formalmente o presidente da Comissão e este, regimentalmente, indicará ou convidará um parlamentar da Câmara para ser o relator. O que não podemos é ficar à mercê da vontade do PMDB do Senado Federal. Precisamos e cobramos respeito aos demais partidos”, concluiu Benedito de Lira ao defende celeridade na escolha do presidente da Comissão.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas