Política
MPF denuncia Palocci e mais 14 por corrupção e lavagem de dinheiro
Segundo o MPF, Palocci e a empreiteira Odebrecht estabeleceram, entre 2006 e 2015, um "amplo e permanente esquema de corrupção"
O ex-ministro Antônio Palocci e outras 14 pessoas foram denunciadas hoje (28) pelo Ministério Público Federal (MPF) no Paraná pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia tem por base as apurações realizadas na 35ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada no dia 26 de setembro, que resultou na prisão de Palocci.
Segundo o MPF, o ex-ministro e a empreiteira Odebrecht estabeleceram, entre 2006 e 2015, um "amplo e permanente esquema de corrupção" que envolvia pagamento de propinas destinadas "majoritariamente ao Partido dos Trabalhadores (PT)". A denúncia afirma que Palocci atuou de modo a garantir que a empresa vencesse uma licitação da Petrobras para a contratação de 21 sondas. Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa, condenado na Lava Jato a 19 anos e quatro meses de prisão, também aparece entre os denunciados.
Junto com a denúncia, o MPF solicitou à Justiça Federal que bloqueie, das contas de todos os acusados, R$ 252,5 milhões, referentes à propina paga nos contratos firmados entre a Petrobras e o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, por intermédio da Sete Brasil; e R$ 32,1 milhões correspondentes às operações de lavagem de dinheiro apuradas pelo MPF.
Antônio Palocci está detido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Ele foi ministro da Fazenda no governo Lula e ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff.
Veja a lista de denunciados:
- Antônio Palocci, ex-ministro; - Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci; - Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht; - Fernando Migliaccio da Silva, ex-executivo da Odebrecht; - Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, executivo da Odebrecht; - Luiz Eduardo da Rocha, executivo da Odebrecht; - Olivio Rodrigues Junior, sócio da empresa JR Graco Assessoria e Consultoria Financeira Ltda; - Marcelo Rodrigues, apontado pelo MPF como representante da Klienfeld Services, offshore vinculada ao Grupo Odebrecht; - Rogério Santos de Araújo, ex-executivo da Odebrecht; - João Santana, ex-marqueteiro do PT; - Mônica Moura, publicitária, esposa de João Santana; - João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT; - João Carlos Ferraz, ex-presidente da Sete Brasil; - Eduardo Musa, ex-gerente da Petrobras; - Renato Duque, ex-diretor da Petrobras.
Mais lidas
-
1True Crime
A Morte da Esposa do Pastor: a história real de Mica Miller
-
2Tem filme para todos os gostos!
Vem por aí! 7 estreias imperdíveis nos cinemas em setembro
-
3Queda
Empresário morre após sofrer acidente na área de lazer da própria casa em Palmeira dos Índios
-
4Daniel Fernandes
Geólogo de MT guarda diamantes raros e atrai a ciência
-
5Infarto
Padre de 29 anos é encontrado morto em quarto de hotel





