Polícia

UPA confirma que menino autista de 5 anos deu entrada sem sinais vitais e suspeita de abuso sexual

Anthony Gabriel foi resgatado do córrego no Feitosa e passou por cerca de uma hora de tentativas de reanimação

Por Lucas França com Tribuna Hoje 19/02/2026 11h50 - Atualizado em 19/02/2026 12h03
UPA confirma que menino autista de 5 anos deu entrada sem sinais vitais e suspeita de abuso sexual
Menino Anthony brincava nas proximidades de casa quando desapareceu; corpo foi encontrado em córrego com sinais de violência sexual - Foto: Acervo Pessoal

A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, em Maceió, informou que Anthony Gabriel da Silva Santos, menino autista de cinco anos encontrado em um córrego no bairro Feitosa, deu entrada sem sinais vitais na unidade. A família havia relatado que ele foi resgatado com vida após ficar submerso por cerca de duas horas em água parada.

Segundo a nota da UPA, a criança foi levada pelos pais por volta das 20h dessa quarta-feira (18), e a equipe médica iniciou imediatamente manobras de reanimação, que se estenderam por aproximadamente uma hora, sem sucesso.

O tio de Anthony, Jamerson Rodrigo, relatou que encontrou o menino desacordado no córrego e tentou reanimá-lo no local: "Eu mergulhei e puxei o Anthony pelas pernas, já desfalecido. Tentei fazer massagem nele, ele chegou a vomitar. Estava desfalecido, mas como reagiu, estava com vida. Aí pedi ajuda da Força Tática e levamos ele pra UPA", afirmou.

A unidade de saúde também informou que durante a avaliação inicial foram identificados sinais que levantaram suspeita de abuso sexual, como alteração na região anal. Seguindo o protocolo padrão, o caso foi registrado em Boletim de Ocorrência e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exame de necropsia e investigação detalhada do caso.

Relato do Pai

O pai da criança, contou como foram os momentos de desespero até o filho ser localizado em um córrego no bairro do Feitosa, em Maceió. A criança, que era autista não verbal, estava desaparecida havia cerca de duas horas quando foi encontrada por um familiar dentro da água.

Segundo João Paulo, o filho costumava brincar na porta da casa de um tio, próximo à residência da família, e nunca tinha ido até a área do córrego. No dia do desaparecimento, ele estava no trabalho quando recebeu a ligação da esposa informando que o menino havia sumido. “Minha esposa me ligou dizendo que ele tinha desaparecido. A gente saiu procurando no Jacintinho, no Feitosa, no Barro Duro, no Peixoto, em tudo quanto foi canto”, relatou.

Nota da UPA do Jacintinho na íntegra

A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, em Maceió, esclarece que, por volta das 20 horas dessa quarta-feira (18), recebeu uma criança do sexo masculino, de 5 anos, sem sinais vitais, trazida por seu pais. Salienta que, mesmo diante do quadro apresentado, foram iniciadas, imediatamente, manobras de reanimação e medidas de suporte avançado de vida, sem sucesso, sendo constatado o óbito da vítima, que residia no bairro Feitosa, na capital alagoana.

Segundo a equipe médica da UPA do Jacintinho, os pais da criança relataram que ela foi encontrada submersa, em um córrego, localizado próximo à sua residência. Ainda conforme consta no Prontuário Médico, durante o exame físico, observaram-se achados que levantaram suspeita de possível abuso, considerando também as circunstâncias em que a criança foi encontrada.

Diante do quadro clínico e da situação descrita, a equipe da UPA do Jacintinho realizou Boletim de Ocorrência (BO), seguindo o protocolo para casos desta natureza. Na sequência do atendimento, a equipe plantonista da unidade hospitalar solicitou o encaminhamento ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió para realização de necropsia, emissão da Declaração de Óbito e determinação da causa da morte.