Polícia
Polícia Militar flagra pesca predatória na Lagoa Manguaba
A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) realizou mais uma ação de combate à pesca predatória, com foco na região da Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro. O fato ocorreu na noite de segunda-feira (16) em ação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Após denúncias de prática ilegal na área, o Pelotão Aquático, com apoio do Serviço de Inteligência da unidade, efetuou patrulhamento embarcado. Por volta das 20h, a fiscalização ocorreu nas proximidades do Sítio Cumbe, no povoado Riacho Velho, além de pontos conhecidos nos povoados de Massagueira e Barra Nova.
Durante a operação, os policiais localizaram três redes do tipo “candango”, equipamento de pesca considerado proibido conforme a Portaria Ibama nº 001/2002. No momento da abordagem, nenhum responsável pelo material foi encontrado no local.
Aparentemente, a estrutura havia sido instalada recentemente. O comandante do BPA, tenente-coronel Silvio César, explicou que este tipo de crime representa um dano severo à vida e à pesca sustentável no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), comprometendo a reprodução das espécies e o equilíbrio do ecossistema da lagoa, além de prejudicar pescadores que atuam de forma regular.
“O tipo de rede, por ser de malha muito fina, retém seres de todo e qualquer tamanho. Por isso, alguns peixes vivos e crustáceos que estavam retidos foram soltos na hora. Diante da irregularidade, a rede foi apreendida e encaminhada à base do Pelotão Aquático, para serem adotadas as medidas cabíveis”, esclareceu o comandante.
Denúncias de crimes ambientais em Alagoas podem ser direcionadas por meio do 190, pelo Disque Denúncia 181, ou diretamente com o BPA, pelo número (82) 98833-5879.
Mais lidas
-
1Apex-Brasil
Missão na Índia amplia oportunidades comerciais para a Região Nordeste
-
2Do streaming para a TV
SBT estreia 'Impuros', série brasileira indicada ao Emmy Internacional; veja trailer
-
3De olho!
Resumão BBB 26: Ana Paula afronta Jonas, Milena surta e Babu Santana vira-folha de vez
-
4proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal
-
5Litoral Norte
Criança de 4 anos morre afogada em piscina de residência em Tabuba



