Polícia

Equatorial intensifica combate ao furto de cabos com a 'Operação EletroAlvo'; seis são presos

A ação foi conduzida em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), mobilizando diversas forças policiais

Por Redação/ com Assessoria 20/10/2025 15h45 - Atualizado em 20/10/2025 23h52
Equatorial intensifica combate ao furto de cabos com a 'Operação EletroAlvo'; seis são presos
A operação teve como foco a fiscalização de estabelecimentos que atuam na comercialização de sucatas - Foto: Assessoria

A Equatorial Alagoas, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado, intensificou as ações de combate ao furto de cabos e equipamentos da rede. Na última sexta-feira, 17, a empresa deflagrou a Operação EletroAlvo, uma força-tarefa que resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de cerca de 169,9 kg de material furtado, em municípios alagoanos.

A operação teve como foco a fiscalização de estabelecimentos que atuam na comercialização de sucatas. Foram inspecionados 10 locais em cidades estratégicas: Rio Largo, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo e Igreja Nova.

O balanço da Operação EletroAlvo demonstra o impacto da prática criminosa. As seis prisões efetuadas e a apreensão do material furtado reforçam o compromisso da Equatorial em proteger sua infraestrutura.

A ação foi conduzida em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), mobilizando diversas forças policiais, incluindo o 8º Batalhão de Polícia (Rio Largo), a Delegacia de Roubos e Furtos (Maceió), o 10º Batalhão de Polícia (Palmeira dos Índios) e o 11º Batalhão de Polícia (Penedo e Igreja Nova).


Prejuízo e Risco à População


Stevon Schettino, superintendente da Equatorial Alagoas, sublinhou a gravidade do furto de cabos e equipamentos. Segundo ele, a prática vai além do prejuízo financeiro à empresa, representando um grave risco à segurança da população.

“Estamos intensificando as operações em todo o Estado de Alagoas, com o apoio das forças de segurança pública, para proteger a infraestrutura elétrica e minimizar os impactos negativos que afetam diretamente a sociedade, como as interrupções no fornecimento de energia”, afirmou Schettino. O furto de cabos pode levar a acidentes graves, além de ser uma das causas diretas para a descontinuidade no serviço essencial de energia.

Colaboração da população é essencial


A Distribuidora reforça que o engajamento da sociedade é vital no combate a esse tipo de crime. A denúncia anônima é uma ferramenta importante para auxiliar as forças de segurança e a concessionária na identificação de infratores e na proteção da rede elétrica.

Denúncias sobre furtos de cabos ou ligações clandestinas
podem ser realizadas de forma anônima pelos seguintes canais:
Central de Atendimento:
0800 082 0196
Site Oficial:
www.equatorialenergia.com.br, na aba “Quero denunciar uma fraude”.