Polícia
Saúde Mental em Foco: Polícia Científica de Alagoas promove diálogo sobre o bem-estar de seus agentes
Roda de conversa com especialista reforça a importância do acolhimento psicológico no ambiente da segurança pública
A Polícia Científica do Estado de Alagoas (PolCAL) promoveu na manhã da última sexta-feira (13), uma roda de conversa sobre a importância do cuidado com a saúde mental dos agentes da segurança pública do estado. O evento ocorreu no auditório do órgão e contou com a presença de Ana Rafaela Menezes, psicóloga, segundo Sargento do Corpo de Bombeiros Militar e Chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).
Durante o encontro, os servidores da Polícia Científica e do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM) puderam compartilhar experiências e refletir sobre os desafios emocionais enfrentados no exercício de suas funções. A sargento convidada apresentou dados e estratégias sobre autocuidado e prevenção ao adoecimento psíquico, destacando a importância da escuta ativa dentro das instituições de segurança.

Além da troca de conhecimentos, a iniciativa também serviu para divulgar programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar psicológico dos profissionais, como o projeto Escuta SUSP — uma ação integrada entre os governos estadual e federal que oferece suporte emocional e atendimento especializado aos trabalhadores da segurança pública.
A roda de conversa foi idealizada pelo vice-coordenador da Comissão de Qualidade de Vida, Andrey Augusto, que observou a crescente mobilização da SSP/AL em torno do tema e decidiu replicar a ação no âmbito da Polcal.

“O assunto saúde mental é algo de extrema importância e jamais deve ser deixado de lado. A necessidade de falar sobre isso sempre existe, principalmente para nós que trabalhamos na defesa do povo alagoano. Já possuía esse pensamento quando vi os esforços da Secretaria de Segurança Pública sobre o tema, então decidi trazer para a Polícia Científica em forma de roda de conversa”, afirmou Andrey.
A expectativa é de que ações como essa se tornem recorrentes, promovendo um ambiente institucional mais saudável e acolhedor, fortalecendo não apenas os profissionais da segurança pública, mas também o compromisso do Governo de Alagoas com o bem-estar de quem cuida da população.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Bairro Pescaria
Mineradora pede R$ 20 milhões por jazida em Maceió
-
3Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
4Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
5Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar




