Polícia
Imóvel alugado por hacker é alvo de operação policial em Marechal
Policiais civis da Dinpol (Diretoria de Inteligência Policial) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/DRACCO), sob o comando da delegada Bárbara Porto, deram cumprimento nesta quinta-feira (5), a uma ordem judicial de busca e apreensão em um imóvel no povoado de Barra Nova, em Marechal Deodoro-AL, alugado por um hacker que foi preso no Rio Grande do Sul, suspeito de invasão e manipulação do sistema daquele Estado
De acordo com as informações, o suspeito é investigado por crimes cibernéticos e por ter violado credenciais de usuários, com diversos níveis de acesso, e de ter utilizado suas habilidades para falsificar documentos e adulterar processos em Santa Catarina.
O objetivo dessas ações era prejudicar a marcha processual e afrontar os sistemas judiciais. Além disso, as evidências apontam que o investigado utilizava ferramentas avançadas para ocultar suas ações e dificultar a detecção das invasões.
A investigação teve início há cerca de seis meses, quando a inteligência do poder judiciário, em conjunto com a Delegacia de Investigação Criminal de Balneário Camboriú/SC, iniciaram diligências para apurar a autoria de invasão de dispositivos informáticos. Os criminosos hackeavam credenciais de magistrados de tribunais de alguns Estados do país para realizar baixas indevidas em veículos, por meio do sistema RENAJUD, referentes a restrições decorrentes de processos em trâmite no Poder Judiciário.
O Renajud (Restrição Judicial Eletrônica de Veículos Automotores) é um sistema eletrônico criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e o SERPRO. Ele permite que juízes e autoridades judiciais emitam ordens de restrição sobre veículos diretamente no sistema.
As investigações continuam visando apurar a participação de outras pessoas no crime em tela.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Bairro Pescaria
Mineradora pede R$ 20 milhões por jazida em Maceió
-
3Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
4Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
5Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar




