Polícia
Réveillon 2025 tem diminuição de 33,3% no número de homicídios em Alagoas
Número de apreensões de armas entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro aumentou 50% no estado
Alagoas iniciou o ano com resultado positivo para a segurança pública. De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP/AL), o estado registrou uma redução de 33,3% no número de mortes violentas intencionais (MVI) no Réveillon de 2025.
Segundo dados do Neac, entre os dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, foram contabilizados quatro homicídios. No mesmo período da virada anterior, 2023/2024, o número de mortes violentas intencionais (MVI) chegou a seis. Em ambas as viradas, Arapiraca, a segunda maior cidade do estado, não registrou nenhum caso de homicídio. Já em Maceió, não houve registros no primeiro dia de 2025, mas uma morte foi contabilizada no último dia de 2024.
O secretário da Segurança Flávio Saraiva afirmou que a diminuição nos casos se dá pelas diversas ações integradas e preventivas que as forças policiais têm desenvolvido. Ele enalteceu o trabalho nos últimos anos.
“Além do serviço ordinário, de forma conjunta, temos coordenado operações com o objetivo de combater vários tipos de crimes em Alagoas. Durante as ações, muitos bandidos foram presos, graças também ao trabalho das agências de inteligência, que não têm medido esforços no enfrentamento à violência em nosso estado. Ao tempo que parabenizo os agentes públicos, reforço para a população que continuaremos atuando de maneira incisiva contra à criminalidade, mantendo os índices em queda como temos registrado nos últimos anos, levando mais tranquilidade para todos”, disse Flávio.
APREENSÕES
Durante os dois dias do réveillon 2025, as equipes policiais também registraram a apreensão de nove armas de fogo, enquanto no mesmo período anterior foram seis. Houve um aumento de 50% na retirada de armamentos de circulação. Quanto à quantidade de drogas apreendidas, somente dia 31 de janeiro de 2024, os policiais confiscaram um quilo de entorpecentes. Quantitativo três vezes maior que o registrado nos dois dias do réveillon de 2024.
POLICIAMENTO NA ORLA DE MACEIÓ
A Polícia Militar empregou mais de 400 agentes durante os dois dias de festa na orla de Maceió, que recebeu milhares de pessoas. Somente na tarde do dia 1º de janeiro, 101 policiais, que integram unidades ordinárias, administrativas e especializadas da corporação, também atuaram durante evento realizado entre as Avenidas Silvio Carlos Viana e Doutor Antônio Gouveia, em Ponta Verde e Pajuçara.
Todo o policiamento, que contou ainda com equipes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e agentes do Programa Ronda no Bairro, foi reforçado pelo auxílio do novo sistema de videomonitoramento. As câmeras, que utilizam tecnologia de última geração, estão instaladas em totens, que contam com botões de pânico para contato direto da população com a polícia em casos de emergência e possíveis flagrantes de crimes.
OUTROS SERVIÇOS
Equipes da Polícia Científica também estiveram atuando nos dois dias do réveillon, tanto no recolhimento de vítimas de violência, quanto realizando perícias criminais em locais de registro de mortes violentas ou suspeitas. Os policiais também fizeram 46 exames de lesão corporal e 19 exames de necropsias nos Institutos Médicos Legais.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?