Mundo
Papa Leão XIV condena aborto e pede reparação para vítimas de abuso da Igreja na Espanha
O Papa Leão XIV condenou o aborto em um discurso feito a parlamentares da Espanha nesta segunda-feira (8).
Ao falar no Congresso, em Madri, o pontífice pediu a defesa da vida humana "desde sua concepção", em meio a tentativas do governo do primeiro-ministro, Pedro Sánchez, para incluir o direito na Constituição.
"Toda vida humana deve ser reconhecida e protegida desde a concepção até o seu fim natural", declarou, frente a frente com o premiê.
Depois, ao falar aos bispos católicos da Espanha, Leão levantou outro assunto polêmico. Pediu que eles ouçam as vítimas de abusos cometidos por membros do clero no país e lhes ofereçam reparações.
O papa disse aos clérigos que os sobreviventes de abusos deveriam ver um "compromisso firme" da Igreja para fortalecer as medidas de proteção e criar uma cultura segura para crianças e pessoas vulneráveis.
"Diante deste flagelo, a comunidade eclesial é chamada a responder com escuta, verdade, justiça, reparação e um compromisso cada vez mais determinado com a prevenção e uma cultura de cuidado. Toda pessoa ferida precisa encontrar escuta sincera, acolhimento, proteção e caminhos reais para a cura", orientou.
Leão, que recentemente adotou um tom mais incisivo contra a direção da liderança global, também reiterou firmemente sua oposição ao aumento dos gastos militares europeus, instando os políticos a, em vez disso, porem fim às guerras que assolam o mundo e a ajudarem os migrantes.
"O mundo atravessa uma profunda crise espiritual e cultural, que se manifesta em múltiplas formas de violência, polarização e desconfiança mútua. As armas podem impor um silêncio temporário, mas nunca poderão construir uma paz autêntica e duradoura", disse o papa em seu discurso, proferido horas depois de Israel e Irã renovarem os ataques mútuos.
Mais lidas
-
1Máfia e romance
O que aconteceu com Behnam no final de Meu Nome é Farah?
-
2Campanha salarial
Bancários da Caixa anunciam greve a partir de quinta; Banco do Brasil segue com negociações
-
3Dia da Independência
Desfile de 7 de Setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
-
4Cidade Universitária
Mulher é morta durante assalto na parte alta de Maceió após tentar fugir de criminosos
-
5Santa Amélia
Adolescente sobrevive após fingir-se de morto durante ataque a tiros em Maceió





