Mundo
Força Nacional aumentará efetivo na fronteira do Brasil com Venezuela
Portaria do Ministério da Justiça foi publicada hoje no Diário Oficial
A instabilidade política na Venezuela e as possíveis consequências da ação militar que os Estados Unidos realizaram no último sábado (3) para depor o presidente venezuelano Nicolás Maduro motivaram o governo brasileiro a ampliar o efetivo de agentes da Força Nacional de Segurança Pública na fronteira com o país vizinho.
Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8) autoriza o emprego de agentes da tropa federativa na capital de Roraima, Boa Vista, e em Pacaraima (RR), cidade fronteiriça e principal porta de entrada para o território brasileiro para venezuelanos que deixam seu país.
Assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, o texto da Portaria MJSP nº 1.127 estabelece que os agentes atuarão nos dois municípios de Roraima pelos próximos 90 dias – prazo que, se necessário, poderá ser estendido.
Durante este período, a tropa vai apoiar os órgãos de segurança pública estaduais, nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública” e à garantia da integridade da população.
Força Nacional
Formada por agentes federais e policiais militares e civis (incluindo bombeiros e peritos) cedidos por estados e pelo Distrito Federal, a Força Nacional de Segurança Pública é subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O contingente pode ser empregado em qualquer parte do território nacional, a pedido dos governadores ou de ministérios que precisem de apoio para executar suas ações. O Ministério não informou o total de agentes da Força Nacional empregados em Roraima.
Mais lidas
-
1Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
2Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo
-
3Começou
Conheça os 21 participantes do Big Brother Brasil em 2026
-
4Planejamento
IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica
-
5Atração
Praia do Toque e suas piscinas naturais



