Mundo
Ator de 'Superman', esposa e cachorro são encontrados mortos dentro de casa, nos EUA
Gene Hackman é ganhador de dois Oscars por 'Operação França' e 'Os Imperdoáveis'

O ator Gene Hackman, de 95 anos, e a esposa, a pianista clássica Betsy Arakawa, de 65 anos, foram encontrados mortos dentro da casa onde moravam em Santa Fé, nos Estados Unidos, na tarde dessa quarta-feira (26). As informações foram repassadas pela polícia local e confirmadas pela imprensa norte-americana.
De acordo com o chefe de polícia de Santa Fé, Adan Mendoza, não havia indícios de crime no momento em que o casal foi localizado. Eles estavam juntos do cachorro da família, que também morreu.
Gene Hackman é um veterano de Hollywood e já venceu dois Oscars de Melhor Ator. O primeiro foi em 1972 com o thriller de ação "Operação França", já o segundo veio exatamente 20 anos depois, em 1992, com "Os Imperdoáveis".
Ele já atuou em mais de 80 filmes, incluindo o primeiro Superman, com Christopher Reeve, de 1978, quando fez o papel do vilão Lex Luthor. Gene também fez várias passagens pela televisão, como nas séries "Rota 66" (1963) e "The F.B.I" (1967). O ator foi casado duas vezes, teve três filhos e estava junto de Arakawa desde 1991.
Veja a trajetória de Gene Hackman
Eugene Allen Hackman nasceu em 1930, durante o período da Grande Depressão Americana. Seus primeiros anos de vida foram conturbados: o pai abandonou a família aos 13 anos e a mãe era alcóolatra e fumante. Por volta dessa época, ele decidiu que queria ser um ator, mas antes passou um tempo no exército, quando ingressou aos 16 anos, mentindo a idade.
No final da década de 1950, ele ingressou na Pasadena Playhouse, na Califórnia, junto com outro colega de profissão, Dustin Hoffman. Durante os próximos anos, ele pegaria apenas papeis pequenos em filmes e faria pontas esporádicas na tele visão americana.
O primeiro papel notável veio apenas em 1970, com "Meu Pai, Um Estranho", que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Os personagens de Gene eram complexos e difíceis. Em uma entrevista, ele relatou o quanto os traumas de infância o ajudaram como ator. "As famílias disfuncionais geraram uma quantidade muito boa de atores", declarou ao The Guardian, em 2022.
Com mais de 45 anos de carreira, Gene Hackman ficou marcado como um dos atores mais prolíficos e versáteis de Hollywood. Ele poderia ir de um drama à comédia com a maior facilidade. Seu último papel foi em como Monroe Cole em "Bem-vindo a Mooseport", em 2004. Depois desse filme, ele se aposentou para viver uma vida mais tranquila no Novo México.
Estrelas se despedem de Gene
Na manhã desta quinta-feira (27), Francis Ford Coppola, que dirigiu Gene em 1974 no filme "A Conversação", afirmou que este é um momento de "grande perda e celebração". "Gene Hackman, um grande ator, inspirador e magnífico em seu trabalho e complexidade. Lamento sua perda e celebro sua existência e contribuição", disse, em uma postagem no Instagram.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Edgar Wright, diretor de "Scott Pilgrim Contra o Mundo" descreveu Hackman como “o maior”, enquanto o ator George Takei disse que perdemos “um verdadeiro gigante das telas”.
"Gene Hackman podia interpretar qualquer um, e você podia sentir uma vida inteira por trás disso. Ele podia ser todo mundo e ninguém, uma presença imponente ou um Joe comum. Isso é o quão poderoso ator ele era. Ele fará falta, mas seu trabalho viverá para sempre", finalizou.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série