Mundo
Moradores começam a retornar para o Sul do Líbano após acordo de cessar-fogo

Moradores da região Sul do Líbano, na região de fronteira com Israel, começaram a retornar para suas cidades depois que entrou em vigor o acordo de cessar-fogo entre os israelenses e o grupo extremista Hezbollah, às 23h de terça-feira (26), pelo horário de Brasília.
Equipes da agência de notícias Reuters registraram o fluxo de veículos com pessoas que estavam deslocadas por conta do conflito dos últimos meses em direção à região, já na manhã desta quarta-feira (27).
O fluxo começou antes mesmo da liberação de Israel para que moradores do sul do Líbano voltassem à região. Essa liberação foi feita durante a tarde de quarta-feira.
Ainda na madrugada, dezenas de veículos deixaram a cidade portuária de Sidon e seguiram mais ao Sul do Líbano, informou a agência. Libaneses também saíram às ruas da capital e de outras cidades para comemorar a trégua no combate.
O Exército do Líbano disse nesta quarta-feira que está se preparando para se deslocar para o sul do país, segundo a agência. Em comunicado, o exército pediu que os moradores das vilas da fronteira adiem o retorno para casa até que as forças israelenses se retirem.
Cessar-fogo por 2 meses
Israel aprovou um acordo para um cessar-fogo nos bombardeios israelenses no Líbano contra o Hezbollah, conforme anúncio feito pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na terça.
O acordo entrou em vigor às 4h da manhã desta quarta-feira, no horário local — 23h desta terça, no horário de Brasília —, segundo o presidente dos EUA, Joe Biden. O acordo vinha sendo costurado havia semanas com a intermediação dos Estados Unidos e da França.
Em pronunciamento televisionado em tom de vitoria, Netanyahu disse que impôs um retrocesso de "décadas" no Hezbollah, que os habitantes do Norte de Israel irão voltar para suas casas e que o país vai voltar a atacar caso o grupo extremista não cumpra sua parte no acordo.
Mais lidas
-
1Um dia que vira pesadelo
Final explicado do filme 'Até a Última Gota'; Janiyah morre?
-
2Sorteio
Sorteio das unidades de residencial na Santa Amélia que seria nesta quinta (12) é adiado
-
3Trauma e assassinato
Como termina Sobreviventes? Entenda desfecho da série
-
4Na divisa
Tremor de terra é detectado entre as barragens de Xingó e Paulo Afonso
-
5O novo galã de 'Vale Tudo'
Quem é o ator que vive Leonardo, o filho secreto de Odete Roitman?