Mundo

Mais de 100 gatos são encontrados mortos em uma casa na França

Por Notícias ao Minuto 08/02/2024 15h12
Mais de 100 gatos são encontrados mortos em uma casa na França
Recolha dos gatos encontrados na casa feita pela Association Enquêteurs Protection Animale - Foto: Reprodução

Mais de 100 gatos foram descobertos sem vida em La Roquette-sur-Siagne, uma comunidade próxima a Cannes, na França, alguns deles armazenados em um congelador e outros enterrados no jardim de uma residência. Segundo informações do jornal Le Figaro, dezenas de felinos adicionais foram encontrados em condições deploráveis, enquanto um homem de 66 anos foi detido.

A macabra descoberta ocorreu na terça-feira, quando o grupo de proteção animal AEPA revelou que 77 gatos estavam no congelador de um galpão adjacente à casa, enquanto 38 gatos vivos, incluindo 12 filhotes e uma gata grávida, foram resgatados. Alguns dos animais apresentavam sintomas de tifo, uma doença altamente contagiosa.

O AEPA descreveu a habitação como a "casa dos horrores", relatando que os felinos viveram em condições insalubres por vários anos, privados de cuidados. Conforme informações da rádio francesa BFM, outros 50 gatos foram encontrados enterrados no jardim. O suposto responsável, um homem de 66 anos, foi detido e liberado na quarta-feira, devendo passar por avaliação psiquiátrica.

A investigação do AEPA teve início em dezembro de 2023, após uma denúncia, e culminou na descoberta macabra. O grupo estava reunindo evidências para informar a polícia sobre as condições deploráveis, destacando odores fortes e barulhos anormais. Os animais resgatados serão entregues a associações de proteção animal.