Mundo

Menor de idade morre em protestos de agricultores em França

Por Notícias ao Minuto 24/01/2024 11h59
Menor de idade morre em protestos de agricultores em França
A jovem de 14 anos tinha ficado gravemente ferida na sequência de um atropelamento, que matou a sua mãe, em Pamiers - Foto: Reprodução

Morreu a jovem de 14 anos, filha da mulher que perdeu a vida na terça-feira (23) após ser atropelada devido a um bloqueio de estrada colocado por agricultores em protesto perto da cidade de Pamiers, nos Pirenéus, sul de França. A menor tinha ficado gravemente ferida, assim como o pai, revela a France24.

A adolescente, de 14 anos, foi ainda encaminhada para o hospital, mas acabou por não resistir aos ferimentos e morreu.

A mulher tinha 35 anos e era membro da Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores (FNSEA, na sigla em francês), o maior sindicato do setor, que tem liderado os protestos a nível nacional.

A rede de televisão nacional francesa deu conta que a polícia informou que os três ocupantes do carro que embateu contra a barreira foram detidos e encaminhados sob custódia policial, acusados de homicídio involuntário.

Os primeiros dados da investigação, segundo o procurador Olivier Mouysset, o veículo não abalroou a barreira intencionalmente, contudo, seguia "a grande velocidade" no momento do embate.

O condutor da viatura não estaria sob o efeito de álcool ou estupefacientes.

De recordar que os agricultores têm bloqueado estradas em todo o país em protesto contra o que dizem ser a deterioração das condições no setor agrícola.

Entre as muitas reivindicações ouvidas no terreno contam-se a simplificação administrativa, o fim de novas proibições de pesticidas, o fim do aumento do preço do gasóleo para os tratores, uma indemnização mais rápida após as catástrofes e a aplicação integral da lei que supostamente obriga os industriais e os supermercados a pagar mais aos agricultores.