Mundo

Cinco pessoas, incluindo três crianças, são esfaqueadas em escola na Irlanda

Por CNN Brasil 23/11/2023 14h57
Cinco pessoas, incluindo três crianças, são esfaqueadas em escola na Irlanda
Polícia fala em "incidente grave" - Foto: Reprodução

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, entre as quais três crianças, na sequência de um esfaqueamento junto a uma escola em Dublin, na Irlanda, de acordo com a imprensa internacional.

Das três crianças, uma menina, de cinco anos, ficou gravemente ferida e está a receber cuidados médicos no hospital CHI em Temple Street. As restantes crianças, um menino também de cinco anos e uma menina de seis, ficaram com ferimentos ligeiros e foram transferidos para o hospital CHI Crumlin. O menino entretanto já teve alta, indicou o porta-voz da polícia, Liam Geraghty, citado pela BBC, numa conferência de imprensa.

Uma mulher, com cerca de 30 anos, e um homem com cerca de 50 também ficaram gravemente feridos na sequência do ataque, tendo sido transferidos para hospitais distintos em Dublin, acrescentou o porta-voz.

Embora a investigação ainda esteja no início, a polícia irlandesa acredita que o ataque não se enquadra numa "atividade terrorista" e que parece ter sido um "ataque independente".

Antes, o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, adiantou à BBC que as autoridades já detiveram entretanto um suspeito do ataque, não se conhecendo, para já, mais detalhes. Leo Varadkar disse ainda estar chocado com a notícia. "Os nossos pensamentos e orações estão com eles [os feridos] e as suas famílias, amigos e com os serviços de emergência, que chegaram tão cedo ao local", afirmou.


A polícia local, que recebeu o alerta às 13:40, diz que se trata de um "incidente grave" que envolveu várias crianças no exterior de uma escola primária no centro da cidade, em Parnell Square East. A polícia ainda se encontra no local, que está interdito ao público.

Segundo a Sky News, algumas testemunhas indicaram à polícia que viram um homem que empunhava uma faca a "atacar vários jovens" no momento em que saíam da escola.


As crianças e dois adultos, um homem e uma mulher, foram transportados para os hospitais mais próximos, indica a Sky News, que cita um porta-voz da polícia irlandesa. "Uma das crianças, uma menina, sofreu ferimentos graves, e as outras duas crianças ficaram com ferimentos ligeiros", acrescenta o mesmo porta-voz.

Numa publicação divulgada na rede social X, Helen McEntee, ministra da Justiça irlandesa, disse estar “profundamente chocada” com o “terrível ataque a três crianças inocentes e a uma mulher”.

“Todos os nossos pensamentos estão com os feridos, especialmente com as crianças, os seus pais e famílias, durante este período extremamente difícil”, escreveu, confirmando que, até ao momento, ainda não há nenhum detido na sequência deste ataque.