Mundo
Papa reafirma: 'adesão à maçonaria por parte de um fiel é proibida'
O Dicastério para a Doutrina da Fé (CDF) publicou um texto, datado de 13 de novembro, onde reafirmou que "a adesão ativa à maçonaria por parte de um fiel é proibida". O documento foi assinado pelo prefeito do Vaticano, o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, e aprovado pelo Papa Francisco.
A reafirmação do Vaticano surge após uma questão de D. Julito Cortes, bispo de Dumanguete, nas Filipinas, que manifestou "preocupação" com a "situação na sua diocese, devido ao aumento contínuo do número de membros da maçonaria".
O bispo filipino "pediu sugestões sobre a forma de lidar adequadamente com esta realidade do ponto de vista pastoral, tendo também em conta as implicações doutrinais", explicou o CDF, citado pela agência de notícias do Vaticano, Vatican News.
Assim, o dicastério reitera que "a adesão ativa à maçonaria por parte de um fiel é proibida, devido à irreconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria (cf. a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé sobre as associações maçónicas, de 1983, e as Orientações publicadas pela Conferência Episcopal em 2003)".
"Aqueles que formal e conscientemente são membros de lojas maçónicas e abraçaram os princípios maçónicos são abrangidos pelas disposições da Declaração acima mencionada. Estas medidas aplicam-se também a todos os clérigos inscritos na Maçonaria", acrescenta.
Sublinhe-se que a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé sobre as associações maçónicas foi aprovada em 1983 pelo então Papa João Paulo II e dita que os católicos "em associações maçónicas estão em pecado grave e não podem receber a Sagrada Comunhão".
Mais lidas
-
1De cocô na mão a ovo cru
As nojeiras do Cabeção de 'Malhação' em 'A Fazenda 18'
-
2Orla de Maceió
Incêndio atinge apartamento de prédio na Ponta Verde
-
3Feriado
Alagoas celebra 209 anos de emancipação com feriado estadual proposto por Silvio Camelo
-
4Perda!
Tiktoker Duda Alves morre aos 22 anos e causa comoção nas redes
-
5Finalmente!
Heitor chega à novela nesta semana em Quem Ama Cuida




